A transição para uma nova sociedade depende de você

O que é

O Liderança Sistêmica é o programa do Sense-Lab que promove uma profunda investigação de novos modelos organizacionais e sociais, que irão redefinir a forma como vivemos e trabalhamos. Busca explorar habilidades e ferramentas necessárias para navegar em um cenário complexo e se tornar um agente ativo na transição para uma sociedade mais sustentável e equilibrada.

Vivemos em uma época exponencial. Uma época repleta de inovação e oportunidades, mas marcada por enormes desafios coletivos.

O momento atual pede novas formas de pensar e agir. Modelos desenhados em tempos de normalidade, não conseguirão endereçar os novos desafios que estão emergindo a cada momento. Após uma estabilização do choque inicial causado pela grande disrupção no nosso contexto global, nos encontraremos em um ambiente de alta complexidade e volatilidade. O momento exigirá uma nova forma de gestão, baseada na agilidade e adaptação dinâmica. Fazer as perguntas certas e aprender a aprender recorrentemente será a única forma de se manter relevante e resililiente. Surge, assim, a oportunidade de rever paradigmas e formas de organização que já se mostravam obsoletos e criar novos modelos para endereçar desafios ainda maiores que a nossa civilização terá pela frente.

lideranca sistemicaa.PNG

 Jornada Liderança Sistêmica 

Uma jornada de 4 módulos imersivos compõe o panorama do novo tipo de organizações e lideranças que vemos emergindo.

visao sistema nossos tempos2.PNG

Visão Sistêmica Nossos Tempos

 02, 03 e 04/10/2020

O contexto de mundo atual, complexo, volátil, ambíguo e incerto, e o impacto desse cenário na nossa vida e nas organizações. Serão explorados temas como Ciclo Adaptativo, Princípio da Economia Ecológica, Dores da Terra e Tese e os princípios organizacionais

Data: 02, 03 e 04/10/2020

1

negocios regenerativos2.png

Data: 05, 06 e 07/12/2020

Negócios Regenerativos

 05, 06 e 07/12/2020

Vamos analisar modelos de negócios que aliam o desenvolvimento socioeconômico com a preservação e regeneração dos ecossistemas que suportam a vida no planeta. E temas relacionados como propósito organizacional Modelo C, Integração dos ODS nas organizações.

2

ORGANIZACOES EM REDE2.png

Data: 28, 29 e 30/01/2021

Organizações em Rede

 28, 29 e 30/01/2021

Serão explorados aspectos da autogestão, das estruturas organizacionais descentralizadas, como por exemplo, os sistemas sociocráticos. Assim como os eixos que sustentam as organizações em rede, como alinhamento, autonomia, governança e propósito.

3

novo lider2.png

Data: 26, 27 e 28/03/2021

Dinâmica da Nova Liderança

 26, 27 e 28/03/2021

Serão explorados o perfil da nova liderança, que possibilite avançarmos nos diferentes setores, e como seu nível de consciência impacta e move as dinâmicas organizacionais e sociais.  Os principais atributos dos agentes de transformação. A criação de espaços de diálogo e desenvolvimento generativo para engajar e mobilizar pessoas.

4

Tem interesse e quer saber mais? 

Deixe seu contato para receber detalhes sobre a inscrição!

Para mais informações sobre o programa, continue lendo abaixo ou entre em contato para tirar dúvidas em info@sense-lab.com

Para quem é

  • Coordenadores de Programa OSC de Grande Porte, que sente na pele as pressões e dores das questões socioambientais com as quais atua, e encontram em sua organização questões culturais e estruturais que restringem sua capacidade de alcançar seu propósito.
     

  • Diretores de Fundações e Institutos Empresarias, que precisam encontrar formas de quebrar as barreiras do setor social com as demais áreas da sociedade e tem dúvidas se o recurso investido gera de fato uma mudança relevante na sociedade.
     

  • Coordenadores de Sustentabilidade, em buscam de novas ferramentas para implementar estratégias de valor compartilhado no negócio e formas de quebrar barreiras de mindset em relação ao propósito do negócio.
     

  • Gerentes de médias empresas, buscando aprender novos métodos e abordagens para a liderança que exercem no dia-a-dia e atualizar o funcionamento da sua empresa
     

  • Sócios-diretores de médias empresas que querem entender como melhor gerir um negócio em um contexto de mundo complexo e entender os impactos do negócio
     

  • Consultores de inovação curiosos em absorver e implementar novas abordagens para executar seus projetos;
     

  • Diretores de inovação, antenados nas novas tendências e buscando formas de vencer as barreiras internas
     

  • Executivos de marketing de corporações/multinacionais, inquietos com as novas cobranças relativas à responsabilidade social das empresas e à liderança centralizada e autoritária.

pessoa4.PNG
pessoa2.PNG
pessoa3.PNG
pessoa6.PNG
pessoa7.PNG
pessoa8.PNG
pessoa9.PNG
pessoa5.PNG
pessoa1.PNG

O que você vai aprender

Quando terminar este curso você deverá ter adquirido conhecimentos e habilidades que poderá usar imediatamente colocar em prática.

Conhecimento

  • Novas metodologias de gestão mais adaptativas

  • Novos conceitos e abordagens em relação a condução de projetos e sua inserção com o mundo

  • Casos consistentes de impacto e sustentabilidade financeira, além das startups

  • Formas de gerar mudanças sistêmicas, atuar em rede e colaborar.

  • Ferramentas que unam valor para o negócio e impacto positivo;

  • Novos modelos de negócios com propósito;

  • Ferramentas de inovação com propósito;

  • Novas abordagens, baseadas em mercado, para gerar transformação social;

  • Formas de estruturar redes de impacto;

Habilidade

  • Endereçar novas pressões por um posicionamento mais consciente;

  • Aprofundar sua jornada interior de evolução;

  • Ganhar confiança a partir do conhecimento de que existem alternativas realistas ”lá fora”;

  • Navegar o campo complexo da atualidade;

  • Dar método a gestão baseada em relações humanas e pouca hierarquia;

  • Resiliência;

  • Flexibilidade;

  • Visão Sistêmica;

  • Permitir-se não saber e ficar confortável na incerteza;

  • Fazer escolhas;

Competência

  • Desenvolver competências de liderança facilitadora para influenciar as demais áreas do negócio;

  • Lidar e liderar na complexidade;

  • Saber como gerar resultado financeiro, enquanto endereça as questões socioambientais;

  • Se apropriar de formas mais efetivas de se organizar e articular sistemas sociais;

Metologia

Nós facilitamos jornadas de aprendizagem que incluem o sentir, o pensar e o agir:

circle3.png

Exposição de conteúdo

Dezenas de autores nos inspiram na construção dessa jornada e garantem um extenso e profundo referencial teórico Tarefa de casa / Exploração/ Leitura / Videos

circle3.png

Experiências práticas

Toda a experiência se fortalece com a ação, o mão na massa. Usamos a inteligência coletiva para experimentar e criar novas possibilidades.

circle3.png

Cases reais

Exemplos e referências atualizadas, em sintonia com os aprendizados mais recentes do nosso trabalho de consultoria e as boas práticas de clientes e parceiros da nossa rede.

circle3.png

Vivências

Exercícios práticos/Jogos e atividades lúdicas. Construir, fazer, criar, experimentar são fundamentais nessa jornada.  As simulações permitem a vivencia da teoria na prática.

circle3.png

Reflexões individuais

Momentos de reflexão e trabalhos individuais para conectar os aprendizados com a sua própria realidade.

circle3.png

Diálogo

Conversas em grupos e em duplas que fortalecem e contribuem para o aprendizado dos conteúdos e experiências vivenciadas durante as imersões

Veja algumas fotos de formações do Sense-Lab!

Quem Somos

O Sense-Lab é uma consultoria que tem como propósito apoiar organizações, sistemas e lideranças a enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade e fazer a transição para um modelo social e econômico mais sustentável e equilibrado. 
Atuamos com processos e cultura de inovação em 4 eixos: Negócios e Cadeias de Valor Regenerativos, Estratégia e Inovação Organizacional, Redes e Ecossistemas de Inovação, Lideranças e Agentes de Transformação.

Quem já trabalhou com a gente

FGB.PNG
WWF-logo-World-Wildlife-Fund.png
ASRX.png
PPA.png
isa.png
P4F.PNG
logo_institutoca.png
Climate ventures.PNG
Observatorio do clima.PNG
Carrefour.png
Logo Kc Final.png
ICE-logo.png
Tide setubal.PNG
Sebrae.png
logo_1d42522495eb388d078bcb6192637c09_1x
Amani.png
logosec1.png
liga solidaria.png
Own_work_Imaflora.png
logo-fundo-vale.png
PPA.png
logo_1d42522495eb388d078bcb6192637c09_1x

Programa de Aceleração de Negócios de Impacto para a Amazõnia

IMG_20190220_093035880.jpg

O Sense-Lab apoiou o desenvolvimento do programa PPA de aceleração de negócios de impacto para a Amazônia, liderado pelo IDESAM com apoio do USAID. O trabalho, realizado em parceria com a MOVE, incluiu o desenho e aplicação do módulo de modelagem e definição de indicadores dos 15 negócios acelerados na primeira edição do programa, incluindo suas estratégias de sustentabilidade financeira através da venda de produtos e serviços e de suas teorias de mudança, que relatam uma fluxo causal pelo qual os negócios geram impactos socioambientais positivos.

Os negócios apoiados vieram de diversas partes da Amazônia e representaram setores e modelos bastante distintos, mas tinham em comum o objetivo de contribuir para a melhoria social, econômica e ambiental do território.  

Além do suorte aos negócios o Sense-Lab apoiou a estruturação da teoria de mudança e indicadores do programa de aceleração como um todo, integrando estes com os indicadores dos projetos acelerados.