INOVAÇÃO EM MODELOS

DE NEGÓCIO DE IMPACTO

Um guia prático para conciliar receita e impacto

Realização

Apoio

Foto: Vivejar

Nas últimas décadas observamos o surgimento dos Negócios de Impacto como uma alternativa para a forma tradicional de fazer negócios. Este novo olhar para as organizações propõe a resolução de questões de interesse coletivo, sejam elas sociais ou ambientais, através de modelos de negócio que se sustentem pela venda de produtos ou serviços.


Ainda que o campo dos Negócios de Impacto tenha crescido, atraído diversos atores e se estruturado de uma forma muito consistente, ainda permanecem diversos desafios a serem vencidos, tanto pelos empreendedores que buscam criar negócios com impacto positivo para a sociedade quanto pelas chamadas organizações intermediárias, que fomentam e dão suporte ao campo.


Uma questão crítica a ser equalizada é como trabalhar a sustentabilidade financeira dos Negócios de Impacto. Quais são os mecanismos que de fato possibilitam que um negócio consiga propositalmente gerar um impacto social ou ambiental positivo relevante de forma financeiramente sustentável?

 

Deste questionamento surge a proposta deste guia.

Mecanismo Impacto + Receita

Uma constatação primordial para o entendimento dos mecanismos apresentados neste guia é que o impacto gerado pode estar em diferentes partes da cadeia de valor do negócio, a depender da estratégia adotada.

Mecanismo 1 - Impacto no Cliente: O impacto é gerado no cliente ou pelo cliente do negócio;

Mecanismo 2 - Impacto na Cadeia: O impacto é gerado em seus fornecedores, ou por meio deles, ou ainda dentro da própria organização;

Mecanismo 3 - Impacto como Serviço:  O impacto é gerado diretamente pelo produto ou serviço prestado, mas o cliente não é o público impactado nem o agente que gera o impacto;

Mecanismo 4 - Impacto como Subsídio: O público ou foco do impacto não participa diretamente da Cadeia de Valor principal do negócio, sendo um ente externo ao fluxo comercial que o sustenta;

Sense-Lab - Projetos e Consultorias 

O Sense-Lab atua no campo de Negócios de Impacto desenvolvendo abordagens, testando ferramentas, mapeando os diferentes atores atuantes na temática, apoiando organizações intermediárias e avançando com a fronteira de conhecimento de diversas maneiras.

Tem também uma forte atuação em formação e treinamentos abertos e sob demanda. E no apoio a empresas, institutos, fundações e outras organizações na busca, seleção e apoio a negócios de impacto, ou até mesmo na estruturação de programas de incubação e aceleração de negócios. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​