Negócios de Impacto

Cada vez mais o contexto social e ambiental influencia o ambiente dos negócios. É cada vez mais claro que o custo de não agir para resolver questões que afetam todo o planeta é alto. A exploração irresponsável dos sistemas naturais, a violência gerada pela falta de oportunidades e a falta de acesso à educação são algumas das questões que podem atrapalhar o desenvolvimento econômico e social no futuro, dificultando também a prosperidade de empresas de diferentes setores. Este cenário gera uma dinâmica extremamente volátil e incerto para as empresas, onde as pressões dos públicos internos e externos demandam uma atitude mais coerente e proativa das empresas em relação as questões de interesse coletivo.

 

Para além das agendas de sustentabilidade e inclusão, há um espaço para fortalecer a cadeia de impacto das organizações de forma intencional, como forma de gerar e proteger seu valor. O campo de negócios de impacto já vem experimentado essa nova lógica há mais de uma década e oferece um amplo terreno de oportunidades aprendizado para a criação de uma nova lógica que gera valor coletivo ao invés de exauri-lo.

     Negócios de Impacto são empreendimentos que criam valor social ou ambiental através de uma lógica de negócios." 

Segundo a definição estabelecida pela Força Tarefa de Finanças Sociais através do diálogo entre mais de 50 organizações atuantes no campo, há quatro princípios que diferenciam os Negócios de Impacto das ONGs ou dos negócios tradicionais (independentemente da constituição jurídica da organização):

Têm o propósito de gerar impacto socioambiental positivo explícito em sua missão;

Conhecem, mensuram e avaliam o seu impacto periodicamente;

Geram receita própria através da comercialização de produtos e serviços;

Possuem uma governança que leva em consideração os interesses de investidores, clientes e a comunidade.

O Sense-Lab atua no campo de negócios de impacto desenvolvendo abordagens, testando ferramentas, mapeando os diferentes atores atuantes na temática, apoiando organizações intermediárias e avançando com a fronteira de conhecimento de diversas maneiras.

Tem também uma forte atuação em formação e treinamentos abertos e sob demanda. E no apoio a empresas, institutos, fundações e outras organizações na busca, seleção e apoio a negócios de impacto, ou até mesmo na estruturação de programas de incubação e aceleração de negócios. 

ATUAÇÃO COM NEGÓCIOS DE IMPACTO

Estruturação de Negócios de Impacto

Treinamentos em Negócios de Impacto e Formação de Empreendedores

Desenvolvimento de Programas de Aceleração

Pesquisas, mapeamentos e desenvolvimento de conhecimento 

Os negócios de impacto podem assumir diferentes formatos legais: associações, fundações, cooperativas ou empresas.

 

Além de milhares de negócios que funcionam com essa lógica, tem se articulado todo um campo, incluindo investidores, organizações intermediárias (como aceleradoras e incubadoras), instituições de ensino, entre outras.

Algumas referências

Veja alguns clientes e projetos nos quais o Sense-Lab atuou com Negócios de Impacto: 

Capacitação de incubadoras de negócios

Processo de consultoria para 5 de um total de 23 incubadoras de todo Brasil, escolhidas pelo ICE, Sebrae e Anprotec para incubarem negócios de impacto. O trabalho consistiu em apoiar as incubadoras na estruturação de planos de ação para sensibilização, prospecção e incubação de negócios de impacto socioambiental. O trabalho se repetiu ano seguinte na segunda edição do programa.

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​