• Lucas Harada

Transformadores Juvenis | Ondas de Transformação


Durante o ano de 2018 foi bastante presente no Sense-Lab o Projeto Ondas de Transformação, que tem como objetivo trazer um olhar para alguns territórios da Zona Sul sobre e buscar formas de fomentar iniciativas de inovação para a mudança social em um determinado território.

Foram algumas iniciativas realizadas com três principais perguntas norteadoras:

- Como podemos fomentar projetos de inovação socioambiental em regiões periféricas e vulneráveis da zona sul de São Paulo?

- Como podemos potencializar a sustentabilidade financeira e efetividade de iniciativas de impacto positivo nas comunidades da região?

- Como os diferentes setores, público, privado e social, podem apoiar o processo de fortalecimento dessas iniciativas, com ações alinhadas a suas respectivas prioridades estratégicas?

Uma das iniciativas do Ondas, é o Transformadores Juvenis, um projeto que busca trabalhar com jovens de regiões periféricas o espírito deles como agentes da transformação das suas próprias realidades.

A motivação de trabalhar com jovens, vem de algumas as interações que tivemos com diversas pessoas que trabalham incansavelmente para transforma a região onde moram, muitas vezes sem nenhum recurso, mas com muito conhecimento e impacto sobre o problema que sonham em um dia não existir mais. É muito comum ver projetos com mais de 15 anos de trabalho, sempre com muita dificuldade, mas nunca pensando em desistir, porque eles realmente entendem e sabem como transformar aquela realidade.

O que sempre chamou a nossa atenção era como eles fazem acontecer? E as respostas são diversas, mas boa parte relacionada a cooperação e propósito, todos eles acreditam muito no trabalho que estão realizando, muitos se ajudam e criam um rede de trabalho que expande para uma conexão entre pessoas.

O ponto então é olhar para a geração que está chegando, será que precisam passar pelos mesmos desafios? Como é possível apoiar esse Jovens que acreditam que podem mudar as suas realidades? O que podemos aprender das histórias de cada pessoa, para que novos caminhos e novas formas de fomentar a inovação seja possível?

Foi com essas perguntas que surgiu o Transformadores Juvenis, idealizado por André Luis, com apoio do Sense-Lab, da Fábrica de Criatividade, que para a sua primeira vez (piloto) contou com a parceria da Fundação Julita, que disponibilizou tanto seu espaço quanto jovens participantes de seus programas de formação.

Foram 6 encontros no total, começando pela escuta dos jovens, o que eles gostavam de fazer, o que apreciavam em suas comunidade e também os desafios que conheciam, para então conectar com o significado para eles sobre empreendedorismo e porque chamou a atenção deles quando o a formação foi divulgada com este intuito.

Durante os encontros foi bastante interessante de perceber que por trás do empreendedorismo, tinha também a intencionalidade de querer transformar o lugar em que vivem, os encontros seguintes ajudaram eles a exercitar desde o trabalho em grupo, exploração de desafios/problemas, histórias e cases de pessoas que estão fazendo acontecer e também a prática e prototipação.

O fechamento dos encontros foi realizado na Fábrica de Criatividade, para que os jovens pudessem conhecer outras pessoas e lugares que trabalham e transformar o mundo ao seu redor. O dia foi cheio de surpresas e atividades que proporcionaram a criatividade de grupo e também individual de casa um, deixando a mensagem de que podem fazer acontecer.


10 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​