Sense-Lab apoia planejamento e execução do Act for Food - Carrefour

14/09/2019

Produtos orgânicos. Produtos frescos. Alimentação vegetariana e vegana. Preços acessíveis. Desperdício de alimentos. Embalagens biodegradáveis. Tudo isso e muito mais faz parte do complexo universo quando se trata de alimentação. E foi justamente neste disperso contexto que o Grupo Carrefour decidiu encarar um grande desafio: ser líder mundial da transição alimentar para todos.

 

 

Lançado em outubro de 2018, o movimento recebeu o nome de Act for Food, e visa ir muito além do discurso de boas práticas. O objetivo é ambicioso, conforme declarado no manifesto do Act for Food: “oferecer serviços que permitem ao consumidor, colocar os novos hábitos à mesa de forma descomplicada, onde e quando ele quiser, rompendo as barreiras da falta de informação e facilitando o acesso aos ingredientes, além de promover e respeitar as regionalidades presente no Brasil”.


Obviamente que ser líder mundial da transição alimentar não é tarefa trivial, o que implica que o Carrefour precisa inovar e implementar inúmeras soluções que envolvem seus diversos stakeholders, desde a cadeia de fornecedores, passando pela liderança e colaboradores da organização, até o consumidor final, que, no final das contas, é quem paga por toda esta energia que o varejista está investindo.


Para apoiar a concretização deste desafio, o Sense-Lab foi contratado pelo Carrefour e, desde março deste ano, tem atuado muito próximo com diversas áreas da empresa no planejamento e execução de diversas iniciativas que suportam a estratégia do Act for Food. Workshops com a participação de 50 pessoas da alta liderança para alinhamento, engajamento e discussão de soluções, associados com o uso de ferramentas de gestão para monitoramento semanal da evolução das iniciativas são dois dos fundamentos principais colocados em prática neste projeto.

 

 

Até o início do próximo ano continuaremos juntos nesta empreitada, certo de que todos estes esforços estão – e continuarão – gerando frutos em prol da transformação (para melhor!) da alimentação do povo brasileiro.


Para saber mais sobre o Act for Food e as inúmeras iniciativas desenvolvidas pelo Carrefour, acesse: https://actforfood.carrefour.com.br

Eduardo Toshio


Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, com pós-graduação e mestrado na área ambiental pela Poli-USP, já teve experiências na Academia, empresa privada e fundação empresarial. Durante os 10 anos desde sua formação, atuou com consultoria em projetos na área de gestão ambiental, em especial com a ferramenta chamada Avaliação de Ciclo de Vida. 
Apesar de ter construído uma carreira estável e desejada por muitos, começou a se questionar se sua dedicação estava ligada aos seus propósitos. Ao entender que a resposta era não, decidiu buscar respostas para essa inquietação.
Felizmente, não demorou muito para o campo de inovação e empreendedorismo social aparecer em seu caminho. A partir daí, fez alguns cursos online e depois passou por uma vivência presencial transformadora, no curso Business Design for Change, oferecido pelo Sense-Lab. Meses depois, decidiu se juntar a essa equipe com o sonho de contribuir para a melhoria de vida das comunidades de baixa renda. Ama jogar tênis e não recusa passar um bom tempo com amigos.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas