MERCUR – Foco total no ser-humano

25/06/2018

 

A empresa familiar de Santa Cruz do Sul (RS), especializada em artigos de borracha, está no mercado há 94 anos e se mantém de pé com esplendor, sendo exemplo nacional. Há dez anos a Mercur resolveu reestruturar seu modelo de negócio com o objetivo de ser mais relevante e gerar valor para sociedade e, desde então, vive em constante construção. O plano de mudança apresentado pelo herdeiro do grupo, Jorge Hoelzel Neto, veio com desafios bem robustos e nada comuns na prática corporativa, porém com a certeza de que só havia um caminho a seguir – construir um “mundo de um jeito bom pra todo o mundo”. Esse é o lema da empresa que, hoje, é conhecida e admirada mundialmente pelas suas práticas. E como a Mercur vem alcançando seus objetivos? Mantendo o foco no ser-humano, fazendo com as pessoas e olhando para todos os pilares – social, ambiental e econômico/financeiro.

A organização está comprometida com a construção de relacionamentos que valorizam a vida a partir de iniciativas locais de bem-estar. Com isso, abriu mão de globalizar e toda sua operação está no Brasil. Não faz mais contratos de licenciamento de marcas evitando o incentivo ao consumo daquilo que as pessoas não precisam, a hierarquia caiu e a gestão é descentralizada, os colaboradores (não importa cargo ou área) são ouvidos e participam das reuniões, na cadeia de produção a prioridade são insumos renováveis, como a borracha LADO B, feita com cinzas de cascas de arroz, entre várias outras iniciativas positivas. Um aprendizado não só para a empresa, como para vida, onde é possível ver o equilíbrio entre fazer negócios, valorizar as pessoas e o relacionamento, cuidar do planeta e agregar valor à sociedade. Tudo isso, com saúde financeira!

Este ano a Mercur lançou o livro “Narrativas Mercur – Práticas de uma gestão em constante construção” contando a trajetória dessa virada de chave e está disponível para download no site mercur.com.br/narrativas. Para saber mais: http://www.mercur.com.br/

Acompanhe as nossas formações

 

As inscrições para o Liderança Sistêmica já estão abertas.

 

Liderança Sistêmica é um programa modular que se propõe a explorar os modelos organizacionais e sociais emergentes que vêm ao encontro das novas demandas e realidades nascentes. Ao longo dos módulos são apresentados e discutidos de forma dinâmica as novas abordagens empresariais, modelos de organização e evolução dos sistemas sociais e econômicos que vão redefinir a forma como vivemos e trabalhamos.

 

São 72 horas de vivência. Veja informações abaixo.

Maria Carolina

 

A graduação em jornalismo rendeu uma estreia e tanto para Carol, que depois de formada conseguiu um estágio na sucursal da TV Globo de Londres. De volta ao Brasil, fez uma longa carreira na editora Abril, onde teve a oportunidade de trabalhar em diversas revistas, como Veja, Claudia, Bons Fluidos, Men’s Health, Estilo, Nova, Boa Forma entre outras. Mas foi sua paixão por pessoas e pela África que a levou a fazer pós-graduação em Gestão Social e especialização no Continente Africano, além de mergulhar nesse mundo através de voluntariados e viagens nada convencionais, como uma temporada na Libéria, por exemplo. O espírito livre, aventureiro e curioso levou Carol a explorar o mundo, outra grande paixão - viagens e diferentes culturas. Depois de passar por uma multinacional cuidando de projetos sociais, no Brasil e em Dubai, ela optou por focar toda a experiência profissional e multicultural, sua energia, paixão pelo próximo e gratidão pela vida, em negócios que façam a diferença nas diversas questões socioambientais que enfrentamos mundo afora.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas