Sense-Lab é convidado para mediar o II Fórum da Cadeia de Pescado Carrefour Brasil

29/09/2018

Você sabe o caminho que percorre o peixe que chega ao seu prato? Conheça a iniciativa do Carrefour para levar boas práticas ao manejo e preservação da cadeia de pescado

 

A rede francesa de hipermercados Carrefour convidou o Sense-lab para mediar o II Fórum da Cadeia de Pescado, que aconteceu no dia 25 de julho em São Paulo e reuniu cerca de 52 representantes de empresas fornecedoras, instituições, equipe Carrefour e da Aliança Brasileira pela Pesca Sustentável. O encontro foi realizado no Espaço Fit Eventos, em São Paulo, com o objetivo de discutir os desafios da cadeia do pescado no Brasil, na busca por soluções conjuntas de sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

 

 

Em uma parceria com a Seafood Watch e a Paiche, o Carrefour tem por objetivo a preservação das espécies e sustentabilidade da atividade pesqueira, usando como base três pilares: diagnóstico de recomendação de consumo de pescado, acompanhamento e suporte aos fornecedores, comunicação e conscientização de stakeholders.

 

A cadeia do pescado é considerada uma das mais críticas do país devido seus potenciais riscos ambientais e sociais em vários elos de sua operação. Estamos exaurindo os recursos naturais e os intensivos métodos de produção já atingiram seus limites. O varejo, como um elo importante dentro dessa cadeia e como uma ponte direta entre o cliente, tem o papel de fazer o engajamento entre todos os players deste mercado até que o produto chegue na gôndola. Percebendo e entendendo a enorme relevância desse cenário, o Grupo Carrefour estabeleceu para si uma ambição global: permitir que seus clientes consumam melhor, tornando-se o líder mundial da transição alimentar, do ponto de vista sustentável e econômico. E foi dentro deste fórum que muitas dessas questões foram discutidas, muitos pontos de atenção foram levantados, desafios foram mapeados e ideias começaram a sair do papel.

 

A agenda do encontro foi dividida em dois momentos: apresentações pela manhã e atividade à tarde. Os convidados mostraram diferentes cenários da cadeia do pescado, apresentaram modelos e casos de sucesso. Essas reflexões serviram de aquecimento para o início de uma discussão em grupos sobre como é possível colaborar e construir iniciativas com foco em tratar os diversos desafios em torno do tema.

 

O resultado dessa discussão trouxe para o visível os temas que precisam ser tratados com maior urgência e uma visão mais macro dos desafios dos diferentes setores relacionados a cadeia do pescado, colocados a partir da perspectiva dos fornecedores, instituições e atores do setor. Insumos muito ricos emergiram durante as interações em grupo para ajudar o Carrefour, em parceria com a Seafood Watch e a Paiche, a dar os próximos passos em prol do seu objetivo maior – dispor da maior gama de produtos de pesca sustentável.


Este foi mais um dia enriquecedor para adicionarmos em nossa agenda. Para o Sense-lab, foi uma honra e orgulho poder participar de um encontro com discussões tão relevantes e que contribuem para o desenvolvimento consciente do nosso país. Acreditamos que o caminho ainda é longo e árduo, mas estarmos próximos de empresas e pessoas que estão dispostas a contribuir com isso - assim como nós estamos - é o começo de toda essa transformação.

 

Camila Di Cezar


Camila é apaixonada pela natureza, yoga, gastronomia e artes. Sonha em dar a volta ao mundo e transforma-lo em um lugar melhor.
Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade, Propaganda e Marketing pela ESPM e em Letras com especialidade em Português e Linguística pela USP. Já atuou na área acadêmica como pesquisadora para o ESPM Media-lab e com consultoria para o terceiro setor na ESPM Social.

Mas foi na TerraCycle, atuando no setor 2.5 com atividades voltadas para a temática socioambiental, que sedimentou a sua experiência e paixão por este segmento. Durante sua trajetória pela empresa teve a oportunidade de fazer um intercâmbio empresarial, atuando em New Jersey (EUA). Neste período Camila conseguiu explorar uma de suas áreas de maior interesse: a reciclagem e gestão de resíduos.

Após passar por uma experiência transformadora no curso Business Design for Change, grudou no Sense-lab e não conseguiu soltar mais. Foi após o curso que percebeu que a trajetória que gostaria de trilhar estava dentro da esfera de negócios de impacto e valor compartilhado. Desde então, tenta conciliar sua vida corporativa com sua carreira com proposito. Atualmente, é responsável pela operação da empresa IgnitionOne na América Latina, além de estar envolvida em diferentes projetos socioambientais.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas