Formação sobre atuação em rede - Tide Setubal

04/07/2019

A Fundação Tide Setubal é uma organização que há mais de uma década vem atuando no fomento a iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população de periferias urbanas, na cidade de São Paulo. Por conta desse trabalho na ponta, que exige a articulação com diversos atores, a Tide Setubal se interessou em conhecer mais a fundo o conhecimento e experiência do Sense-Lab em Redes e Sistemas Multi-stakeholders.


Assim, em maio aplicamos uma oficina de um dia inteiro com um grupo diverso de aproximadamente 20 colaboradores da Fundação, no recém-inaugurado Galpão ZL, localizado no Jardim Lapenna, na Zona Leste de São Paulo. Este é um espaço criado pela Tide Setubal para apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo periférico local, contando inclusive com o oferecimento de um espaço de co-working gratuito para a população.


O Sense-Lab esteve representado pelo Lucas e Edu, que tiveram o prazer de levar para os participantes conceitos fundamentais de formação e trabalho em rede, desde definições de tipos de redes e proposta de valor, passando por governança, membros e papéis até alternativas para tomada de decisões.


Para que o conteúdo não fosse apenas expositivo, foram mesclados momentos teóricos com outros práticos para que os participantes pudessem discutir em grupos como trazer para o dia-a-dia os conceitos apresentados. Nessa construção coletiva abordou-se não apenas a viabilidade de aplicação nas iniciativas que a Fundação apoia, mas também se a própria organização deveria atuar de forma estruturada em uma grande rede, ou se o melhor caminho é trabalhar com parcerias individuais não tão formalizadas em formato de rede.


As interações do dia foram muito ricas, tanto com a equipe do Sense-Lab quanto entre os colegas de Tide Setubal. O grupo posicionou logo no começo do dia que não era expectativa sair dali sabendo tudo de redes ou mesmo com a formação de uma, mas o que se viu é que bons caminhos na incorporação dessa temática se desenham para a Fundação.

 

Eduardo Toshio


Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, com pós-graduação e mestrado na área ambiental pela Poli-USP, já teve experiências na Academia, empresa privada e fundação empresarial. Durante os 10 anos desde sua formação, atuou com consultoria em projetos na área de gestão ambiental, em especial com a ferramenta chamada Avaliação de Ciclo de Vida. 
Apesar de ter construído uma carreira estável e desejada por muitos, começou a se questionar se sua dedicação estava ligada aos seus propósitos. Ao entender que a resposta era não, decidiu buscar respostas para essa inquietação.
Felizmente, não demorou muito para o campo de inovação e empreendedorismo social aparecer em seu caminho. A partir daí, fez alguns cursos online e depois passou por uma vivência presencial transformadora, no curso Business Design for Change, oferecido pelo Sense-Lab. Meses depois, decidiu se juntar a essa equipe com o sonho de contribuir para a melhoria de vida das comunidades de baixa renda. Ama jogar tênis e não recusa passar um bom tempo com amigos.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas