Sense-Lab e Instituto Socioambiental – cocriando uma nova estrutura organizacional

27/02/2019

Desde julho de 2018, o Sense-Lab vem trabalhando com o Instituto Socioambiental (ISA), que há 25 anos dedica-se às questões indígenas, em prol da defesa dos direitos humanos e sociais dos povos, assim como suas terras e meio ambiente.


O Instituto Socioambiental atua por meio de programas, projetos e serviços que se articulam em diferentes níveis – regional, nacional e internacional –, o que exige uma estrutura organizacional integrada e ao mesmo tempo independente. O equilíbrio entre a centralização de processos e controles, e a autonomia dos times regionais vem sendo um dos principais desafios enfrentados pelos gestores da organização atualmente, em especial nos processos administrativos e financeiros.

 

E este é o desafio para o qual o Sense-Lab foi chamado! O convite foi para um olhar com foco na estrutura administrativa financeira da organização, pensando em uma revisão dos processos internos e criação de protocolos de atuação que garantam uma gestão compartilhada associada a uma execução eficaz.


Desde que o Sense-Lab começou o trabalho com o ISA, alguns passos já foram dados. Em um primeiro momento foi realizada uma escuta interna – um total de 15 pessoas entrevistadas – para fazer um diagnóstico e melhor entender o cenário atual da organização. Feito isso, o próximo passo foi propor um workshop de cocriação em parceria com o Instituto Socioambiental. O Sense-Lab acredita em processos pensados e construídos em conjunto, por isso, a ideia foi desenhar uma sugestão de modelo de gestão e protocolos de atuação em parceria com o ISA, atendendo as necessidades mais urgentes do Instituto. Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019 reunimos cerca de 40 colaboradores, que vieram das diferentes áreas onde a organização atua – Manaus (AM), Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (SP), Altamira (PA), Brasília, São Paulo –, para realizar o workshop. Foram dois dias de muita interação, trocas, aporte de conteúdos, ferramentas e rituais de governança dinâmica.


O Instituto Socioambiental já tem uma cultura de gestão muito inclusiva e os colaboradores têm bastante autonomia, sem estarem sujeitos a um comando e controle rígido, tendo voz nas decisões e espaço para agir. Porém, quanto menos vertical a organização é, maior a necessidade de espaços para diálogo estruturado, rotinas de alinhamento, métodos sistemáticos para fazer, registrar e acompanhar combinados e acordos, tanto de ordem tática e operacional quanto de governança e estratégia. Diante disso, o foco principal do trabalho proposto no workshop foi definir papéis e responsabilidades bem claros, alinhados e validados, e pensar em rituais estruturados de governança. A ideia é que, depois de terem feito os exercícios no workshop, possam replicar dentro da organização, estabelecendo novos rituais que ajudem a endereçar as tensões que hoje vêm refletindo na saúde da organização. Isso, com o suporte do Sense-Lab que continua acompanhando os times na implementação dos conhecimentos adquiridos e construindo junto com o ISA os próximos avanços da área administrativa financeira.

 

Maria Carolina

 

A graduação em jornalismo rendeu uma estreia e tanto para Carol, que depois de formada conseguiu um estágio na sucursal da TV Globo de Londres. De volta ao Brasil, fez uma longa carreira na editora Abril, onde teve a oportunidade de trabalhar em diversas revistas, como Veja, Claudia, Bons Fluidos, Men’s Health, Estilo, Nova, Boa Forma entre outras. Mas foi sua paixão por pessoas e pela África que a levou a fazer pós-graduação em Gestão Social e especialização no Continente Africano, além de mergulhar nesse mundo através de voluntariados e viagens nada convencionais, como uma temporada na Libéria, por exemplo. O espírito livre, aventureiro e curioso levou Carol a explorar o mundo, outra grande paixão - viagens e diferentes culturas. Depois de passar por uma multinacional cuidando de projetos sociais, no Brasil e em Dubai, ela optou por focar toda a experiência profissional e multicultural, sua energia, paixão pelo próximo e gratidão pela vida, em negócios que façam a diferença nas diversas questões socioambientais que enfrentamos mundo afora.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas