Apoio ao desenvolvimento da Rede de Sementes do Xingu

03/05/2019

O Sense-lab esteve em Nova Xavantina, Mato Grosso, para dar continuidade a um trabalho de apoio ao desenvolvimento da Rede de Sementes do Xingu. Nesta etapa facilitou um espaço de diálogo sobre as conquistas, desafios e alavancas para o futuro da Rede. Participaram os diversos núcleos de coletores de sementes, incluindo representantes de diversas etnias indígenas (os Ikpeng, Wairá, Kaibi do Xingu e os Xavantes de Ripá), núcleos urbanos, de assentamentos rurais, além da própria equipe da Associação Rede Sementes do Xingu, do Instituto Socioambiental e de outras organizações da sociedade civil parceiras.

 

A Rede de Sementes do Xingú surgiu há mais de 10 anos como fruto da campanha Y Ikatu Xingu (Salve a Boa Água do Xingu), quando os povos da floresta perceberam que, apesar de habitarem seu território com matas nativas preservadas, estavam sendo impactados pela perda de qualidade da água causada pelo desmatamento frenético das cabeceiras do Rio Xingu. Assim nasceu a Rede, para suprir a demanda de grandes volumes de sementes nativas de mais de 150 espécies para realizar a Muvuca, uma técnica de semeadura direta mecanizada muito mais barata, eficiente e com maior biodiversidade para restaurar áreas degradadas do que as técnicas convencionais.

 

A Rede Sementes do Xingu é uma mistura de organização e rede, de ONG e negócio, de resgate do passado e construção do futuro.

 

Ao longo dos próximos meses vamos seguir com este grupo pensando no caminho pela frente e no que precisamos movimentar para que a Rede possa, não só salvar a boa água do Xingu, mas mostrar caminhos para regenerar valores que perdemos.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas