Relação entre identidade institucional e modelos de financiamento para OSCs

03/07/2019

Em maio deste ano o Sense-Lab participou pela segunda vez da Formação em Sustentabilidade Financeira, oferecida pela Fundação Salvador Arena (FSA), para treze diferentes organizações da região do ABC com diferentes causas e focos de impacto. Em uma parceria com a Mobiliza, organização responsável pela metodologia, formos convidados para cocriar o primeiro módulo da formação, que tem como principal objetivo gerar reflexões sobre o propósito e impacto das organizações participantes, e como isso influencia suas capacidades de atrair parceiros e recursos.

 

 

Em meio a diferentes OSCs (organizações da sociedade civil), fica cada vez mais claro a importância da atuação dessas organizações para a nossa sociedade. No grupo convidado pela FSA existiam diferentes causas de impacto como por exemplo: acabar com a extrema pobreza; promover qualidade de vida de pessoas com deficiência visual; desenvolvimento integral de Heliópolis; apoio a criança autista; e muitos outros.

 

Como foco do primeiro módulo, as organizações forem convidadas a realizar um olhar profundo para a sua identidade institucional, começando pela visão de impacto de cada uma, revisitando o seu propósito e mudança que pretendem gerar no mundo, para então, ter uma clareza de quais são os desafios que permeiam o impacto que buscam gerar para o público que tanto necessita de apoio.

 

As principais reflexões que temos ao trabalhar com as OSCs, é que são organizações compostas por pessoas que acreditam e se doam muito para o trabalho, mas grande parte das organizações possui o constante desafio de alcançar uma sustentabilidade financeira que consiga proporcionar recursos para o gerar o impacto desejado, e principalmente, recursos para que as pessoas que compõem a organização consigam ter uma qualidade de vida que cuide e valorize quem tanto tem se dedicado de forma física, intelectual e emocional.

 

Veja um dos vídeos que trouxe bastante reflexão para os participantes e muitas conversas para a pergunta: Como podemos cuidar de quem cuida?

Lucas Harada

 

Um sonhador, acredita na construção do melhor mundo e vem transformando a vontade em ação. Formado em Publicidade, Propaganda e Marketing no Mackenzie, sendo apenas um detalhe na trajetória.
Iniciou a caminhada no terceiro setor como voluntário, por 2 anos, do TETO e do Movimento Oasis Sampa. Parte do Guerreiros Sem Armas no ano de 2014, curso internacional que reúne 60 jovens de diferentes países que buscam transformação e querem ser parte dela. Entrou no Jovens Talentos da Arymax em 2016, programa exclusivo de desenvolvimento para jovens que buscam uma carreira que una propósito de vida com impacto em larga escala. Em 2017 concluiu a Pós em Inovação Social pelo Instituto Amani, e também atuou como Gestor da ONG Juntos.com.vc, plataforma de crowdfunding focada exclusivamente em projetos sociais e ambientais
Com o olhar para o indivíduo, acreditando no potencial de cada um, se dedica hoje para diminuir a distância e desigualdade criada entre pessoas e organizações.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas