Implementação de um Lab de Inovação Socioambiental na Baía de Guanabara (RJ)

04/07/2019

O Sense-Lab, juntamente com a Fundação Grupo Boticário, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) lançaram no último dia 24/06 no Rio de Janeiro o Oásis Lab Baía de Guanabara, um ambiente de inovação voltado para conservação e recuperação do meio ambiente através de Soluções baseadas na Natureza (SbN)*.

 

 

O projeto, que terá duração de aproximadamente 5 meses, foi idealizado como um laboratório em formato de oficinas de inovação que busca engajar a maior diversidade de organizações para o desenvolvimento de iniciativas de cooperação que visam fortalecer a segurança hídrica e a resiliência costeiro marinha da região da Baía de Guanabara.

 

De acordo com o gestor ambiental e coordenador de Soluções baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário, Renato Atanazio, um dos principais avanços será fazer conexões entre atores que não costumam trabalhar lado a lado, por mais que o problema da falta de preservação ambiental seja comum a todos. “Com relação à segurança hídrica, por exemplo, falamos em infraestrutura cinza e verde. A cinza é a da engenharia, a que vemos com estações de tratamento e tubulações. Mas há um déficit de áreas naturais, a infraestrutura verde, para termos a qualidade e a produção de água necessárias para o abastecimento humano e industrial. Os dois tipos de infraestrutura precisam funcionar em conjunto”, afirmou Atanazio. “O Brasil não tem um problema de água, pois o país tem recursos hídricos. O problema é de governança”, completou. (trecho extraído da matéria de Jennifer Ann Thomas para a Veja em 20/06/19 – “Projeto terá setores público e privado na conservação da Baía de Guanabara”) 

 

Olhando para o contexto e desafios da região, o Lab propõe alavancar a inovação e redes amplas de colaboração para o desenvolvimento de projetos integrados com potencial de gerar mudanças sistêmicas. Estamos muito felizes em aportar nesse projeto toda a nossa experiência no desenvolvimento e implementação de redes multiatores e ecossistemas de inovação socioambiental.

 

Acompanhe pelos nossos canais os avanços e resultados do Oásis Lab Baía de Guanabara, em breve mais notícias para vocês!

 

 

*Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações que intencionalmente conservam, aumentam e recuperam elementos dos sistemas naturais de forma a gerar inúmeros benefícios sociais e econômicos.

Yurik Ostroski

 

Pós-graduado em Marketing pela FAAP e em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, atuou por 10 anos nas áreas de Trade Marketing e Vendas de organizações como Diageo e Johnson&Johnson. Durante essa trajetória despertou o interesse por projetos de transformação social e criação de valor coletivo para uma sociedade melhor.​
Participou da formação prática em estruturação de negócios de impacto social da Artemisia, atuou como facilitador de jovens na Junior Achievement – Empreendedorismo para Transformar e já organizou diversas iniciativas na área de inovação e empreendedorismo social.
É membro da comunidade de prática e processos cocriativos Art of Hosting e atua como professor convidado de Empreendedorismo Social no Insper. 
Guiado pelos propósitos de empoderamento humano e inovação social, hoje empreende o Sense-Lab e dedica-se à estruturação de negócios e facilitação de iniciativas com foco em Impacto positivo.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas