Ressignificando o processo de seleção - Instituto Reciclar

22/12/2017

Em novembro, em parceria com o Instituto Reciclar - criado em 1995 por um grupo de empresários que se uniu em prol de um ideal comum: quebrar o ciclo de exclusão social dos jovens da comunidade do Jaguaré, na zona Oeste de São Paulo a partir de um programa de formação transformador que fosse economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto - o Sense-Lab participou do processo seletivo para o novo programa da organização. O programa foi pensado para formar jovens empreendedores entre 15 e 17 anos, em vivências que os ajudem a promover mudanças positivas na sua vida, na família, no trabalho e na comunidade.

 

O desafio começa antes mesmos das atividades, na comunicação e inscrição dos jovens. A quantidade de candidatos é maior do que as vagas disponíveis, por isso a necessidade de acontecer uma seleção prévia. O desafio dado ao Sense-Lab foi criar um processo de seleção mutuo, onde os participantes pudessem conhecer mais sobre o programa e a equipe do Reciclar conseguisse conhecer os candidatos, fazendo com que o perfil e comprometimento dos jovens estivessem alinhados com as demandas e oportunidades oferecidas.

 

"Um dos valores do Sense-Lab é a "Colaboração" e foi com essa intenção que a agenda foi desenvolvida. A maioria dos processos seletivos tem suas etapas com o olhar competitivo entre os participantes e era exatamente isso que não queríamos. Ao invés de segmentar e retirar pessoas do processo em cada etapa, foi desenhado um fluxo de aprendizagem para todos os candidatos independente da seleção final." 

 

Foram 3 dias de aprendizados coletivos com muita troca e conexão entre todos. Um compartilhamento genuíno dos momentos de vida de cada um que os conectava pela empatia. Levando como tema principal a "Felicidade e o Sucesso" uma média de quase 70 jovens foram convidados a refletir e compartilhar suas histórias, os momentos marcantes de suas vidas e o significado para cada um sobre felicidade e sucesso. Acreditamos muito que a troca e conversa pode entre eles pode trazer um aprendizado mais real e completo do que com exemplos exteriores.

 

A segunda etapa foi um desafio em grupo. Todos desenvolveram uma ideia de um projeto que poderia melhorar o seu bairro, enxergando o potencial que a juventude possui quando se juntam para criar algo.

 

E por fim o último encontro foi focado em levantar as expectativas futuras dos jovens e desafios a enfrentar. Conversaram sobre seus sonhos, suas aptidões e desejos e sua trajetória passada e futura.

 

Fechamos esse ciclo de seleção com muita expectativa de ver a nova turma de jovens Reciclar alçando voos mais altos!

 

 

Lucas Harada

 

Um sonhador, acredita na construção do melhor mundo e vem transformando a vontade em ação. Formado em Publicidade, Propaganda e Marketing no Mackenzie, sendo apenas um detalhe na trajetória.

 

Iniciou a caminhada no terceiro setor como voluntário, por 2 anos, do TETO e do Movimento Oasis Sampa. Parte do Guerreiros Sem Armas no ano de 2014, curso internacional que reúne 60 jovens de diferentes países que buscam transformação e querem ser parte dela. Entrou no Jovens Talentos da Arymax em 2016, programa exclusivo de desenvolvimento para jovens que buscam uma carreira que una propósito de vida com impacto em larga escala. Em 2017 concluiu a Pós em Inovação Social pelo Instituto Amani, e também atuou como Gestor da ONG Juntos.com.vc, plataforma de crowdfunding focada exclusivamente em projetos sociais e ambientais.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas