Um caminho sem volta, guiado pelo propósito!

27/02/2019

Um caminho sem volta. Durante os meses de janeiro e fevereiro, um grupo formado por 14 pessoas interessadas em transformar o mundo em um lugar melhor passaram pela jornada do Business Design for Change; nosso curso focado em inovação social e negócios de impacto. Através de 8 encontros diferentes, recheados de novos aprendizados e muitas emoções, novamente, o Sense-Lab sai orgulhoso do legado que conseguiu deixar para este grupo.

 

 

Quem participa e se entrega para as vivências do Business Design for Change deixa o curso com um novo olhar para a sociedade e a sensação de “quero mais”. Para muitos, esse é um caminho sem volta, pois uma vez que você entende o seu papel, responsabilidades e poder de mudança dentro dos contextos que vivemos, dificilmente, continuará agindo da mesma maneira que fazia antes. E a turma 08 passou por esse rico processo de transformação. Um grupo formado por indivíduos com histórias e visões de mundo diferentes, pessoas do mercado financeiro, jurídico, acadêmico, de tecnologia, entre outros campos de atuação propuseram-se a viver intensas atividades que lhes ajudariam a repensar seu papel e a forma de conduzir negócios, projetos, ideias e até seus estilos de vida.

 

O primeiro módulo do curso é uma fase de muita atenção e cuidado, além de ser uma fase introdutória, engloba um momento de interação e envolvimento entre os participantes. Através de diferentes dinâmicas tentamos acolher o grupo para o início da jornada teórica; é nesta fase onde apresentamos a maior parte do conteúdo e prepararmos os participantes para usar este conhecimento, colocar as mãos na massa e entrar em ação trabalhando problemas reais. Temáticas como: inovação social, o campo dos negócios de impacto socioambiental, cases sobre empresas que atuam com essas questões, os desafios do setor, Modelo C, Teoria de Mudança, Teoria U, Design Thinking e Canvas são os principais pontos teóricos do módulo introdutório.

 

Aqui no Sense-Lab a importância de exercitar o olhar e empatia ultrapassam as barreiras das nossas formações e projetos, e, praticamente, faz parte da nossa filosofia como organização. No BDC isso não seria diferente, onde a escuta ativa e abertura para uma nova percepção visando vivenciar diferentes realidades faz parte das nossas discussões diárias. E para colocar parte disso em prática realizamos uma inesquecível imersão que é conduzida na periferia da zona sul de São Paulo, com a ajuda dos nossos parceiros do Projeto Viela.

 

Esse é um momento muito especial para todos e, mesmo sendo a nossa oitava edição produzindo esse curso, sempre será um exercício único para quem participa e para quem facilita essa vivência também. Afinal, sempre estaremos falando de pessoas diferentes e que olham para os processos de formas diferentes. Toda essa troca cultural, de análises e percepções de realidades abrem espaços para muitas reflexões e conclusões de qual é o nosso papel na sociedade, como nos desconectamos do nosso lado social e ambiental e o que podemos fazer para iniciar esse processo de reconexão.

 

Os módulos seguintes trazem um preparatório para a estruturação de um negócio. E após muitas atividades, discussões e aprendizado de novos conceitos chega o momento mais esperado: a criação dos projetos de negócio de impacto e como colocá-los em prática. Aqui os grupos são divididos por linha de interesse e temáticas que querem abordar. Soa como um momento fácil e divertido, porém, ele é muito mais profundo e exige muito mais energia do que parece ser. Mas quem falou que seria fácil ser empreendedor social, hein?

 

Como conclusão do curso é lançado o grande desafio, onde os grupos devem criar a prototipagem de seus projetos, tirar as ideias do papel e levar para a realidade. Essa é a fase onde eles começam a sentir ainda mais na pele as dores e delícias de serem empreendedores. E assim encerramos mais uma edição do BDC, mais um ciclo bem sucedido e que deixa sua marca na cabeça dos que por aqui passaram. Se você também tem vontade de viver tudo isso, mudar sua percepção, expandir seus pensamentos e entender como você pode transformar o seu e o nosso mundo em um lugar melhor, vem com a gente para a próxima edição!

 

Faça agora sua inscrição e garanta a vaga na nona turma do Business Design for Change clicando aqui. Antecipe-se que as vagas são limitadas. Vem com a gente pro BDC

 

1/8

Camila Di Cezar

 

Camila é apaixonada pela natureza, yoga, gastronomia e artes. Sonha em dar a volta ao mundo e transforma-lo em um lugar melhor.Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade, Propaganda e Marketing pela ESPM e em Letras com especialidade em Português e Linguística pela USP. Já atuou na área acadêmica como pesquisadora para o ESPM Media-lab e com consultoria para o terceiro setor na ESPM Social.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Destaque

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos

May 11, 2018

1/7
Please reload

Novidades recentes
Please reload

Notícias antigas