top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Foto do escritorMaria Carolina

Sense-Lab e Instituto Socioambiental – cocriando uma nova estrutura organizacional


Desde julho de 2018, o Sense-Lab vem trabalhando com o Instituto Socioambiental (ISA), que há 25 anos dedica-se às questões indígenas, em prol da defesa dos direitos humanos e sociais dos povos, assim como suas terras e meio ambiente.

O Instituto Socioambiental atua por meio de programas, projetos e serviços que se articulam em diferentes níveis – regional, nacional e internacional –, o que exige uma estrutura organizacional integrada e ao mesmo tempo independente. O equilíbrio entre a centralização de processos e controles, e a autonomia dos times regionais vem sendo um dos principais desafios enfrentados pelos gestores da organização atualmente, em especial nos processos administrativos e financeiros.

E este é o desafio para o qual o Sense-Lab foi chamado! O convite foi para um olhar com foco na estrutura administrativa financeira da organização, pensando em uma revisão dos processos internos e criação de protocolos de atuação que garantam uma gestão compartilhada associada a uma execução eficaz.

Desde que o Sense-Lab começou o trabalho com o ISA, alguns passos já foram dados. Em um primeiro momento foi realizada uma escuta interna – um total de 15 pessoas entrevistadas – para fazer um diagnóstico e melhor entender o cenário atual da organização. Feito isso, o próximo passo foi propor um workshop de cocriação em parceria com o Instituto Socioambiental. O Sense-Lab acredita em processos pensados e construídos em conjunto, por isso, a ideia foi desenhar uma sugestão de modelo de gestão e protocolos de atuação em parceria com o ISA, atendendo as necessidades mais urgentes do Instituto. Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019 reunimos cerca de 40 colaboradores, que vieram das diferentes áreas onde a organização atua – Manaus (AM), Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (SP), Altamira (PA), Brasília, São Paulo –, para realizar o workshop. Foram dois dias de muita interação, trocas, aporte de conteúdos, ferramentas e rituais de governança dinâmica.

O Instituto Socioambiental já tem uma cultura de gestão muito inclusiva e os colaboradores têm bastante autonomia, sem estarem sujeitos a um comando e controle rígido, tendo voz nas decisões e espaço para agir. Porém, quanto menos vertical a organização é, maior a necessidade de espaços para diálogo estruturado, rotinas de alinhamento, métodos sistemáticos para fazer, registrar e acompanhar combinados e acordos, tanto de ordem tática e operacional quanto de governança e estratégia. Diante disso, o foco principal do trabalho proposto no workshop foi definir papéis e responsabilidades bem claros, alinhados e validados, e pensar em rituais estruturados de governança. A ideia é que, depois de terem feito os exercícios no workshop, possam replicar dentro da organização, estabelecendo novos rituais que ajudem a endereçar as tensões que hoje vêm refletindo na saúde da organização. Isso, com o suporte do Sense-Lab que continua acompanhando os times na implementação dos conhecimentos adquiridos e construindo junto com o ISA os próximos avanços da área administrativa financeira.


148 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page