Equipe

ANDREAS UFER

Andreas é sócio-fundador do Sense-Lab, onde trabalhou em diversos projetos, tanto no
terceiro setor, quanto em empresas de diferentes portes, focados em inovação e estratégia 
organizacional, estruturação de negócios e processos multi-stakeholders. Ao longo de sua
trajetória acumulou ampla experiência teórica e prática em processos de planejamento e inovação organizacional usando conceitos de governança dinâmica e gestão participativa, articulação de comunidades tradicionais, locais e de baixa renda, engajamento de partes interessadas, programas de desenvolvimento de negócios de impacto, de empreendedores periféricos e economia da floresta, assim como facilitação de processos de cocriação e ativação de ecossistemas de colaboração.

Andreas é formado em engenharia pela Poli-USP e pela Universidade de Aachen na Alemanha, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e pós-graduação executiva em Estratégias de Impacto Social pela Universidade da Pensilvânia. Fez
também a formação prática em estruturação de negócios de impacto social da Artemisia. Antes de fundar o Sense-Lab, atuou por 9 anos em diferentes empresas. Trabalhou em consultoria de sustentabilidade, em supply chain, planejamento estratégico e gestão de projetos na holding do Grupo Votorantim e atuou por 7 anos como sócio-diretor em uma empresa de engenharia de médio porte, fabricante de bens de capital. Possui experiências profissionais e acadêmicas na Alemanha, EUA e China.

Foi professor convidado das aulas de  Empreendedorismo Social do Certificate in
Business Administration no Insper por 3 anos, professor local do curso Social Entrepreneurship: Innovation, Technology, Design and Social Change da World Learning, e professor de Negócios de Impacto Socioambiental no Amani Institute e no
Instituto de Pós-Graduação e Graduação em Goiás.

LUCAS HARADA

Um grande sonhador, que se coloca em movimento para construir o melhor mundo, Lucas se formou em Comunicação e Marketing pelo Mackenzie e sempre se questionou como poderia colocar suas habilidade a serviço de um propósito maior. Por conta desta busca iniciou sua trajetória profissional em uma startup de inovação em soluções sustentáveis, onde trabalhou por 3 anos, e atuou como gestor da ONG Juntos.com.vc, focada em financiamento coletivo de iniciativas de impacto social.


Além de suas habilidades em comunicação, Lucas se especializou em processos de engajamento de comunidades, facilitação de diálogos coletivos e negócios de impacto socioambiental, e encontrou uma grande motivação no trabalho dentro de comunidades em vulnerabilidade social. 


Se tornou Guerreiro Sem Armas no ano de 2014 e coordenador da Comunidade Mirandas pela ONG TETO, onde atou por mais de 1 ano no desenvolvimento local. Também participou do programa Jovens Talentos da Arymax e fez pós graduação em Social Innovation Management pelo Amani Institute. 


Lucas atuou no curso Business Design for Change do Sense-Lab desde sua concepção, participando do desenvolvimento do processo de aprendizagem e facilitando diversas turmas da formação. Atualmente atua na coordenação das iniciativas de comunicação e dos programas de formação do Sense-Lab, além de organizar e facilitar diversos projetos voltados para negócios de impacto socioambiental.

MARIA CAROLINA BALRO

Consultora associada do Sense-Lab para projetos de desenvolvimento e inovação organizacional, planejamento estratégico, mapeamento de atores e articulação/engajamento de redes multiatores, atuando, principalmente, em diagnósticos, avaliação, suporte para oficinas de cocriação e elaboração de relatórios. Além disso, é cofacilitadora da formação
Business Design for Change, com foco em inovação social e negócios de impacto socioambiental. Sua experiência com entrevistas, trabalho de campo e ativação de ecossistemas de colaboração inclui projetos do Instituto C&A Brasil e Global, Fundação
Grupo Boticário, Instituto Socioambiental, VAGAS.COM, WWF-Brasil e participação como relatora do encontro anual da Rede Observatório do Clima.

Carol é formada em jornalismo e começou a carreira na Inglaterra, com um estágio na sucursal da TV Globo de Londres.

De volta ao Brasil, fez uma longa carreira na editora Abril, onde teve a oportunidade de trabalhar em diversas revistas, como Veja, Claudia, Bons Fluidos, Men’s Health, Estilo, Nova, Boa Forma entre outras. Mas foi sua paixão por pessoas e pela África que a levou a fazer pós-graduação em Gestão Social (SENAC) e especialização na Universidade de São Paulo, em aspectos sócio-político e econômico do Continente Africano, além de mergulhar nesse mundo através de voluntariados e viagens nada convencionais, como uma temporada na Libéria. Também tem cursos nas temáticas de Negócios de Impacto, Life Design, Jogos
de Conexão, Mindfulness, Comunicação Não Violenta, Biomimética e Germinar – com foco em formar agentes facilitadores de transformação e desenvolvimento social. 

 

O espírito livre, aventureiro e curioso levou Maria Carolina a explorar o mundo, outra
grande paixão - viagens e diferentes culturas. Depois de passar por uma multinacional cuidando de projetos sociais, no Brasil e em Dubai, ela optou por focar toda a sua energia e experiência profissional e multicultural em negócios que façam a diferença nas diversas
questões socioambientais coletivas que enfrentamos mundo afora.

TENILE VICENZI

Tenile Vicenzi é facilitadora de processos colaborativos e consultora de inovação e desenvolvimento organizacional. Esteve na condução da facilitação do Plano de Ação Estratégico das Áreas Prioritárias para Conservação e Restauração da Biodiversidade e
Ecossistemas do Estado de Minas Gerais com WWF, Biodiversitas e IEF, do Workshop Colaboração Floresta e Agropecuária para cadeias livres de desmatamento com WWF, co-facilitou o Treinamento em Diálogo Social no Programa de Indenização Mediada para Fundação Renova, da oficina para construção participativa do Plano de Negócios da Associação Rede de Sementes do Xingu, entre outros.

Formada em Comunicação Social, tem uma longa trajetória em multinacionais como Renault e Volvo. Possui um MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Responsabilidade Social (FGV), Pós Graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), e diversas outras formações em processos participativos como Treinamento em Liderança Sociocrática, Teoria U, Programa Germinar para formação de Líderes Facilitadores, Facilitação de Processos pelo Instituto Amani, Metodologia Dragon Dreaming para a
realização de projetos colaborativos e sustentáveis. Atualmente iniciando a Formação em Mediação, Facilitação de Diálogo e Construção de Consenso do Palas Athena.

HELENA CRISTINA

Helena Cristina é cineasta e produtora de conteúdo, formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e em produção audiovisual pelo Instituto de Cinema, nos cursos Cinema Total e na formação completa em cinema FilmLab, a qual segue cursando.


Trabalhando com comunicação desde 2016, fez estágios em diversas companhias de forte produção de conteúdo em mídias sociais, como Brain+ Entretenimento, Juntos.Com.Vc e Pró-Saber SP, onde também produziu material fotográfico. Com foco no desenvolvimento de material, produção e análise de conteúdo, campanhas e publicações, fortaleceu suas habilidades como produtora criativa. 


Em 2018, tornou-se produtora na Historiorama, onde acompanhou desenvolvimento de pautas e materiais, contatos com jornalistas e palestrantes, e produção geral das necessidades das reportagens do jornal independente 'Embarque no Direito' também.

 

A partir de 2019, passou a integrar o time da escola de empreendedorismo Empreende Aí, criando e produzindo conteúdo para todas as mídias da escola.
 

Produziu 5 curtas-metragens ficcionais e um documentário nos últimos 02 anos, aliando os conhecimentos adquiridos em sua formação no Instituto de Cinema, Espaço Cultural Cita e Escola de Notícia. Sua atuação se dá majoritariamente nas áreas de produção e fotografia dos projetos.

 

Atualmente, além de focar no desenvolvimento e aprimoramento de seu conteúdo autoral, trabalha como Social Media no Sense-Lab e Odiseo. 

YURIK OSTROSKI

Atualmente mestrando do programa de Inovação e Empreendedorismo da FEA-USP com foco em Inovação Social, Yurik é pós-graduado em Marketing pela FAAP e em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, atuando por aproximadamente 10 anos nas áreas de Trade Marketing e Vendas de organizações como Diageo e Johnson&Johnson. Durante essa trajetória despertou o interesse por projetos de transformação social e criação de valor coletivo para uma sociedade melhor.

Guiado pelos propósitos de empoderamento humano e inovação social, hoje empreende o Sense-Lab e dedica-se à estruturação de negócios e facilitação de iniciativas com foco em Impacto positivo.

Participou da formação prática em estruturação de negócios de impacto social da Artemisia, atuou como facilitador de jovens na Junior Achievement – Empreendedorismo para Transformar e já organizou diversas iniciativas na área de inovação e empreendedorismo social.

É membro da comunidade de prática e processos cocriativos Art of Hosting e atua como professor convidado de Empreendedorismo Social no Insper.

ALICE N. CASTELLO BRANCO

Alice é sócia do Sense-Lab, organização focada em estratégia e inovação social, e tem se dedicado a apoiar organizações, desenvolver e disseminar conhecimento no campo de negócios de impacto e finanças sociais, além de estudar o desenvolvimento organizacional e a liderança inspirada pela natureza. Atuou em projetos envolvendo aceleradoras e incubadoras, mentorias para empreendedores e desenvolvimento de ferramentas e processos para estruturação do campo de finanças sociais. Também co-desenvolveu e facilitou o programa Business Design for Change, uma formação prática e vivencial em negócios de impacto.

 

É formada em Administração de Empresas pela University of Edinburgh, e tendo cursado o Mestrado em Environmental Technology da Imperial College London, Alice é movida por causas ambientais e sociais e sempre soube que suas crenças não se encaixavam plenamente no modelo tradicional de se fazer negócios. Trabalhou na Natura e tem experiência em consultorias de mudanças climáticas e sustentabilidade tanto no Brasil, com a Keyassociados, como no Reino Unido, com a ERM Londres. Também atuou na ERM Foundation com projetos ligados a seu fundo de empreendimentos de de baixo carbono.

Após quase oito anos no exterior, quis retornar ao Brasil para trabalhar com causas mais próximas a seu coração e contribuir como puder para construir um país melhor. E acredita que o empreendedorismo socioambiental tem um papel enorme nesta conquista!

EDUARDO TOSHIO

Consultor associado do Sense-Lab com experiência em projetos de Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Programas de Aceleração e Mentoria a Negócios de Impacto. Algumas das principais competências aplicadas nestes projetos são: pesquisa bibliográfica, mapeamento de ecossistemas, entrevistas com diferentes stakeholders, facilitação de grupos, geração de conteúdo e mentoria de empreendedores, criação de estratégias de atuação, gestão de portfólio de iniciativas e elaboração de cenários financeiros. Financiadores destes trabalhos vão desde órgãos públicos (Adesampa), setor privado (Carrefour e Kimberly-Clark) até organizações do terceiro setor como Fundação Grupo Boticário, Liga Solidária, Fundação Brava, Associação Rede de Sementes do Xingu e Instituto de Cidadania Empresarial. 

 

Edu é formado em Engenharia Civil pela Unicamp, com pós-graduação e mestrado na área ambiental pela Poli-USP , já teve experiências na Academia, empresa privada e fundação empresarial. Durante os 10 anos desde sua formação, atuou com consultoria em projetos na área de gestão ambiental.

Apesar de ter construído uma carreira estável e desejada por muitos, começou a se questionar se sua dedicação estava ligada ao seu propósito pessoal. Ao entender que a resposta era não, decidiu buscar respostas para essa inquietação.

Felizmente, não demorou muito para o campo de inovação e empreendedorismo social aparecer em seu caminho. A partir daí, fez alguns cursos online e depois passou por uma vivência presencial transformadora, no curso Business Design for Change, oferecido pelo Sense-Lab. Meses depois, decidiu se juntar a essa equipe com o objetivo claro de apoiar as organizações na geração de impacto positivo para a sociedade e o planeta. 

Seu maior hobby é jogar tênis, e tambem não recusa passar um bom tempo com amigos.

TAMIRIS GOMES SOBRAL

Tamiris é consultora em gestão e monitoramento de projetos e mobilização social. Atua há mais de 10 anos no campo de públicas, empenhada em assessorar fundações e organizações sociais nacionais e internacionais na gestão de fundos corporativos e no seu investimento de impacto. Além de sua experiência em gestão de projetos, planejamento e melhoria de processos e sistemas dentro das organizações, Tamiris também atuou em frentes de pesquisa e mapeamento de temas e atores sociais e de mobilização e realização de editais e concursos para projetos.

Já trabalhou com diversas organizações, entre elas a Ashoka, BVSA – Bolsa de Valores Socioambientais do Instituto BM&FBovespa, Context Partners, RedEAmérica, Fundação Itaú Social, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e ainda, durante 3 anos, ajudou a estruturar e desenvolver a plataforma de projetos NEXSO do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fumin).

Sua inquietude com relação as desigualdades e a vontade de provocar mudanças positivas na sociedade antecedem os estudos e sempre fizeram parte de sua vida. Teve um ensino médio ligado ao grêmio estudantil e, ainda com 17 anos, realizou um de seus primeiros trabalhos voluntários no quilombo de André Lopes no Vale do Ribeira, SP. Graduou-se no curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo – EACH USP e hoje segue engajada com as temáticas de empreendedorismo e inovação social, setor social, políticas públicas, direito à cidade e direitos das mulheres.

SILMARA RODRIGUES

Formada em Direito pela FMU/SP e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo IBMEC, com formação em Coach Executivo e Life Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Cursos de Extensão em Biopsicologia, Fluxonomia 4D e Programa Startup 50+.

 

Participa do The Tribe 2019 e acabou de aprender jogos de palhaço no curso de Autonticidade com POP Palhaços a serviço das pessoas.

     

Fez alguns cursos online sobre o setor 2.5, participou do workshop Negócios com propósito e em seguida fez o BDC – Business Design for Change no Sense-Lab.

Depois de anos na administração de escritórios de advocacia hoje atua como gestora nas empresas que querem melhorar o Mundo!

Vegetariana, praticante de meditação e encantada pelas Empresas do setor 2.5.

Acredita no equilíbrio através do autoconhecimento e da espiritualidade.

Adora cachorros, caminhar ao ar livre e dançar!

VALENTINA MANSUR

Estudante de Administração Pública na FGV-EAESP. Morou em Berlim por um ano, quando cursou o Studienkolleg, na TU Berlin. Participou da Empresa Júnior FGV e foi bolsista do CNPq, desenvolvendo um projeto sobre participação política de mulheres.

 

Participou durante 2 anos e meio do Projeto Voice - Inglês para elas, dando aulas de inglês para mulheres na periferia de São Paulo.

 

Começou a ter contato com o ecossistema do setor 2.5 na FGV, cursando a disciplina de empreendedorismo social, e atualmente é estagiária no Sense-Lab, com foco em apoio a projetos.

 

Acredita que pessoas e negócios podem transformar vidas e mudar o mundo para melhor.

Apaixonada por confeitaria, e entusiasta da busca constante por autoconhecimento.

Ama viajar, ler e cozinhar!

Consultores Associados

DANIEL CUNHA

Daniel formou-se em Administração de Empresas (UFRJ) e construiu uma carreira em Vendas e Gestão de Pessoas na Ambev. No entanto, encontrou um caminho alternativo para sua carreira durante o MBA de Desenvolvimento Humano de Gestores da FGV, quando passa a atuar como Consultor de Projetos, reconectando-se com sua intenção de atuar com desenvolvimento de pessoas.

Em sua própria jornada de desenvolvimento, realizou cursos na Escola Schumacher Brasil e no Sense-Lab em busca de novas formas de se organizar e de trabalhar. A partir daí surge a sinergia para trabalhos em conjunto com o Sense-Lab, principalmente na execução de projetos com organizações que compartilhem dessa visão.

Atualmente vem se dedicando à iniciativas de aprendizagem que ampliem o auto-conhecimento e o desenvolvimento de soft skills para lidar com os desafios e liderar em um mundo cada vez mais complexo. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​