top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Uma organização para observar a gestão das águas do Brasil


WWF e Sense-Lab facilitam a cocriacão de um plano de negócios

Tomar decisões envolvendo um grupo grande de atores não é uma tarefa trivial. Quando se trata de um assunto complexo como gestão de recursos hídricos do Brasil e o processo envolve 78 organizações, o processo é realmente desafiador.

No primeiro semestre de 2016 o Sense-Lab foi chamado pela organização internacional WWF para liderar e facilitar mais uma etapa da construção do Observatório da Governança das Águas do Brasil (OGA), uma iniciativa focada em estudar, gerar inteligência e propor ações para a melhoria da gestão dos recursos hídricos do país.

A primeira fase deste trabalho teve como foco aprofundar o entendimento e gerar consenso entre 78 signatários em relação às condições de contorno para um plano de negócios e uma governança participativa para o OGA. Através de consultas online, pesquisas de mesa e oficinas de cocriação a inteligência coletiva do grupo foi colocada a serviço de definir os alicerces deste plano.

No segundo semestre iniciou-se o aprofundamento do trabalho para gerar um mapa consistente para o lançamento, operação, tomada de decisão e financiamento do OGA. Se a primeira fase foi focada em ativar a rede, cocriar e gerar consenso, a segunda passa a exigir um direcionamento muito mais propositivo e conclusivo. Para isto, o Sense-Lab fez uma série de entrevistas e pesquisa comparativa da governança, estrutura e financiamento de diferentes organizações e iniciativas, incluindo o Observatório do Clima, Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, Observatório do Código Florestal, Confederação Nacional das Indústrias e Observatório de Unidades de Conservação.

O caminho para uma governança em rede, usando modelos como holocracia e sociocracia, que equilibre a agilidade de ação e a representatividade na tomada de decisões começa a ficar mais concreta.

Apesar do processo de construção do Observatório das Águas ainda ter um longo caminho pela frente, a jornada tem sido muito rica e recompensadora. A temática de atuação em rede, estruturas não hierárquicas e envolvimento de diferentes partes interessadas na tomada de decisões é cada vez mais presente e relevante nos tempos atuais e está muito próxima do que o Sense-Lab preza e como atua. Ajudar o OGA e o WWF a cocriar uma governança em rede tem sido ao mesmo tempo uma contribuição relevante que o Sense-Lab deixa para o nosso futuro comum e um aprendizado riquíssimo para a organização.

146 visualizações0 comentário
bottom of page