top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Ondas de Transformação - Cocriando novos caminhos


Motivado pela crescente consciência e incomodo coletivo com diversos aspectos do nosso sistema político, econômico e social, observamos nos últimos anos um movimento crescente de busca de soluções criativas e consistentes para os nossos problemas. Esse movimento deu origem a um efervescente e empolgante ecossistema de inovação social, propulsionado pelo espírito empreendedor de pessoas de diferentes realidades e contextos.

Vemos jovens abrindo mão de carreiras para se dedicarem a startups de impacto social, grandes empresas buscando iniciativas que criem valor compartilhado, gerando ao mesmo tempo resultados financeiros e sociais, e organizações de diferentes tamanhos e origens se organizando e cooperando para buscar novos modelos.

Vemos também pessoas nascidas dentro de uma realidade de escassez, em comunidades de baixa renda, optando por dedicar sua vida a mudar o mundo ao seu redor. Esses movimentos, ainda que animadores, são tímidos diante do tamanho dos nossos desafios.

No primeiro semestre de 2017 está saindo do forno um projeto novinho facilitado e coordenado pelo Sense-Lab: O Ondas de Transformação.

Acreditamos que nenhum problema sistêmico pode ser resolvido através da perspectiva de um único ator. Sendo assim, para gerar modelos que possam alavancar esse movimento nascente de transformação social, precisamos criar espaços de diálogo e cooperação, jornadas de aprendizado, conexões e redes de atores e iniciativas.

O programa Ondas de Transformação se propõem a criar esses espaços com foco em responder a pergunta:

Como podemos alavancar o protagonismo dos indivíduos como agentes de mudança social em suas comunidades?

A primeira onda do projeto tem como foco a zona sul de São Paulo, em especial as suas comunidades periféricas e seu ecossistema de inovação socioambiental. As comunidades da região, incluindo Capão Redondo, Jd. Ibirapuera, Campo Limpo e Jd. Ângela, já apresentam uma série de exemplos de engajamento social de base, que servem como âncora para o processo de exploração e construção.

O objetivo é responder a pergunta acima através de 3 perspectivas:

  • Fomento ao empreendedorismo social: Como podemos fomentar o empreendedorismo social em regiões periféricas e vulneráveis da zona sul de São Paulo?

  • Sustentabilidade financeira e efetividade: Como podemos potencializar a sustentabilidade financeira e efetividade de iniciativas de impacto positivo em comunidades?

  • Parecerias intersetoriais: Como os diferentes setores, público, privado e social, podem apoiar o processo de fortalecimento dessas iniciativas, com ações alinhadas a suas respectivas prioridades estratégicas?

Fique antenado no Sense-Lab, pois os próximos meses trarão muitas novidades sobre este processo.

504 visualizações0 comentário
bottom of page