Virando a Chave – Quando as respostas estão fora da sua zona de conforto


Aposto que você já se questionou diversas vezes a serviço do que está trabalhando. Qual é o sentido da sua carreira? Você está fazendo o que faz mais sentido para você e para o mundo? Quais são seus próximos passos profissionais e onde quer chegar?

A nossa geração é uma geração marcada pelos questionamentos e pela busca por propósito. Uma geração perdida no espaço. Os consensos de quais seriam os “caminhos certos” a seguir já não estão tão claros. Se formar, conseguir um bom emprego e subir na carreira. Ganhar dinheiro, comprar um carro, um casa, constituir família. Mas é só isso?

Você deve ter acompanhando o aumento do burburinho e da onda em torno das startups e empreendedores. Pessoas que largam tudo para começar um novo negócio. Talvez já tenha ouvido falar de negócios de impacto e empreendedores sociais. Um pessoal que se conecta com um propósito maior e cria empresas para resolver problemas sociais e ambientais ganhando dinheiro com isso.

Oficina da Aporé, um negócio social voltado para apoiar jovens em suas escolhas profissionais.

Se a ideia parece apaixonante, para a maioria das pessoas ela dá frio na barriga, medo de largar a segurança e o conforto do conhecido e se jogar no desconhecido. O receio de não conseguir pagar as contas no fim do mês e de não conseguir voltar para uma carreira normal depois de uma aventura mal sucedida.

Mas afinal quem são as pessoas que fizeram esse movimento? Quais são os seus desafios e conquistas? O que é preciso ter para aguentar o tranco.

No nosso dia-a-dia no Sense-Lab, trabalhando com inovação social, negócios de impacto e desenvolvimento humano, encontramos uma infinidade de histórias inspiradoras de pessoas que tiveram a coragem de virar a chave e se jogar na busca por um trabalho, uma carreira ou um novo negócio que ajude a melhor as coisas ao seu redor.

A Tâmara Andrade, Diretora de Seleção e Desenvolvimento da Vetor Brasil, é uma dessas pessoas. Formada em psicologia pela PUC de São Paulo, ela começou sua carreira trabalhando como business partner na Unilever e depois como gerente de treinamento e desenvolvimento em consultorias de recursos humanos. Sua inquietação e desconexão com o trabalho levou a uma busca por novos modelos de educação e desenvolvimento de pessoas, caminho que conduziu Tâmara para uma atuação no terceiro setor com a ideia de gerar cada vez mais impacto e inspirar as pessoas a exercer seus potenciais. Na Vetor Brasil ela coordena toda a seleção e capacitação das dezenas de trainees que a organização seleciona todos os anos para trabalhar e mudar para melhor o setor público no país. Tâmara acredita que “podemos mudar o mundo através dos nossos sonhos!”.

Outra história inspiradora é a da Ana Catarina Ferreira. Após se formar em administração, Catarina já fez de tudo. Trabalhou em Banco de investimento, como palhaça de hospital, na área comercial da Editora Globo e vendendo prótese de joelho, quadril e ombro na Johnson & Johnson. Após muitos erros e acertos é que o propósito surgiu! Apaixonada por pessoas e educação desde sempre ela finalmente encontrou a sua causa e se conectou com o seu propósito. Hoje ela é sócia da Aporé e apoia jovens na busca de uma escolha profissional de sucesso com propósito.

Douglas construiu sua carreira corporativa em uma das maiores empresas de cosméticos do mundo. Apesar de um rápido crescimento na área de operações e de liderar a equipe de engenharia industrial da maior fábrica da empresa, sua grande paixão sempre foi o desenvolvimento de pessoas e relacionamento, o que o fez tornar-se coach ao longo da carreira. Seu processo de transição se iniciou com projetos intraempreendedores, como coaching pra chão de fábrica, até o momento da cofundação da Reconectta, um negócio social que trabalha os valores da sustentabilidade e do desenvolvimento humano com educadores, líderes e alunos em escolas e espaços educadores, refletindo exatamente a sua visão de um mundo mais justo e gostoso de se viver.

Oficina da Reconectta – Levando a sustentabilidade para as escolas

Essas são três entre as muitas histórias que nos inspiram e nos dão energia para seguir adiante com o nosso trabalho. Você quer conhecer a Tâmara, a Catarina e o Douglas? Venha participar de uma roda de conversas sobre as alegrias e desafios de migrar para um trabalho com um maior propósito coletivo. Saiba mais sobre o meetup Virando a Chave - Histórias de quem decidiu mudar tudo! e inscreva-se!

VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE NEGÓCIOS DE IMPACTO E TRABALHO COM PROPÓSITO?

Participe dos cursos e workshops do Sense-Lab (veja abaixo):

Business Design for Change (www.businessdesignforchange.com) - O BDC é mais do que um curso - é uma experiência transformadora e uma formação prática em negócios e trabalho com propósito. Seu tema central é a estruturação de empresas e projetos focados na criação de valor compartilhado, que busquem ao mesmo tempo a solução de questões sociais ou ambientais e a sustentabilidade financeira. Além de conhecer ferramentas e a realidade de empreendedores que estão gerando impacto real e descobrir todo um ecossistema de organizações que estão buscando soluções para os principais desafios coletivos da atualidade, os participantes são conduzidos por um processo de vivências, troca de experiências e cocriação, colocando a mão na massa para desenhar um negócio.

Negócios com Propósito (www.sense-lab.com/np) - Um workshop de 2 encontros sobre esse mundo que alia retornos financeiros e impacto positivo para a sociedade e para o mundo. Negócios com Propósito é ideal para quem quer ter um primeiro contato com esses conceitos ou quer aprofundar a sua visão do chamado setor 2.5.

#caminhosdevida #carreirascompropósito #empreendedorismo #negóciosdeimpacto

498 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​