top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

A governança de uma organização para observar a gestão de aguas do Brasil


WWF e Sense-Lab trazem à discussão o modelo de governança como fator crítico de sucesso para uma organização observadora

Identificar as melhores práticas para administrar com eficiência e transparência uma organização é um dos principais desafios na construção de um Plano de Negócio. Apesar do desafio, a definição de um modelo de governança eficiente amplia a capacidade da organização em atingir seus objetivos e ganhar relevância pública.

No primeiro semestre de 2016 o Sense-Lab foi chamado pela organização internacional WWF para liderar e facilitar a construção do Observatório da Governança das Águas do Brasil (OGA), uma iniciativa focada em estudar, gerar inteligência e propor ações para a melhoria da gestão dos recursos hídricos do país.

Em 2017, o Sense-Lab avança com a fase 2 dessa construção do Plano de Negócio do OGA e o projeto ganha contornos estruturais mais concretos, principalmente no que diz respeito ao seu modelo de governança. Em sua última etapa, o projeto teve como resultado a proposição de um detalhado modelo de governança que abrangeu desde a estrutura organizacional do OGA, até suas esferas decisórias.

O fio condutor dessa estrutura de governança tem sido a busca por processos participativos que incentivem alguns princípios essenciais para a legitimidade do OGA, entre eles: a equidade entre os envolvidos, o alinhamento de interesses/ agendas de seus membros, compromissos e valores assumidos frente aos públicos de interesse, o impacto/efetividade de suas ações concretas e a transparência interna e externa. Tais princípios foram citados como a base da boa governança por organizações observadoras já estabelecidas e por especialistas em debates sobre o tema. O papel do Sense-Lab foi de entender os modelos mais efetivos e traduzí-los para o contexto das águas no Brasil.

O projeto caminha para sua fase final e resultará em um Plano de Negócio consolidado a ser apresentado ao Núcleo Executivo do OGA*. Posteriormente, este mesmo Núcleo terá o papel de liderar o alinhamento do Plano de Negócio com os demais signatários da rede, evidenciando as características participativa e cocriativa do projeto ao longo de todo seu fluxo de construção.

Com a consolidação do Plano de Negócio e seu alinhamento entre as esferas decisórias, o corpo gestor do OGA partirá para o grande lançamento do Plano para a sociedade, tendo como objetivo principal a garantia do abastecimento de água para as futuras gerações.

Em breve mais novidades desse projeto nos canais do Sense-Lab, acompanhe!

*Núcleo Executivo constituído atualmente pelas organizações: ABRH, COGERH, CONSENSO, IBIO, IRIOS (AM), O NOSSO VALE, UFMT e WWF Brasil.

 

Yurik Ostroski

Graduado em Turismo, pós-graduado em Marketing e em Administração, atuou por 10 anos nas áreas de Trade Marketing e Vendas. Durante essa trajetória despertou o interesse por projetos de transformação social e criação de valor coletivo e decidiu se formar em estruturação de negócios de impacto social da Artemisia. O seu ultimo grande passo foi empreender o Sense-Lab; e hoje dedica-se à estruturação de negócios e facilitação de iniciativas com foco em Impacto positivo.

125 visualizações0 comentário
bottom of page