top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Lab de Inovação Multiatores sobre Baía de Guanabara


Mais uma grande parceria entre o Sense-Lab e a Fundação Grupo Boticário (FGB) vem acontecendo ao longo de 2019. O foco, agora, é a Região Hidrográfica da Baía de Guanabara! O objetivo está sendo identificar formas de conservação e recuperação das zonas naturais do território olhando para Soluções Baseadas na Natureza, para fortalecer a segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha da região da Baía de Guanabara. Diante desse desafio, a FGB convidou o Sense-Lab para pensar em uma maneira de fazer isso. A proposta do Sense-Lab foi ousada e a FGB topou! Que tal realizar um laboratório de inovação multiatores? Assim nasceu o Oásis Lab Baía de Guanabara. Para concretizar essa ideia, a FGB uniu forças com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O principal diferencial de um Lab de Inovação Multiatores é o engajamento de diversos atores para o desenvolvimento de iniciativas de cooperação – novas ou já existentes. Olhando para contexto e desafios da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, o Oásis Lab propõe alavancar a inovação e redes amplas de colaboração para o desenvolvimento de projetos integrados com potencial de gerar mudanças sistêmicas. Isso, através de conversas, cocriação, redes de contatos e governanças novas entre os atores envolvidos.

A Baía de Guanabara é um dos principais símbolos do Rio de Janeiro e de extrema importância social e econômica para o Estado. Infelizmente, há séculos vem sofrendo um enorme desequilíbrio ambiental que acarreta em muitos prejuízos e problemas, como: escassez hídrica, inundação, expansão urbana, poluição, redução de estoque pesqueiro, degradação dos ecossistemas costeiros, eventos climáticos extremos, entre vários outros.

O trabalho conjunto do Sense-Lab com a FGB, a Firjan e o INEA começou com um diagnóstico profundo para entender o cenário e levantar os principais desafios da Baía de Guanabara. Um segundo passo, foi mapear atores multisetorias atuantes no território com potencial contribuição para o Lab. Foram mais de 169 atores mapeados e 102 inscritos para participar do Oásis Lab.

Nos dias 1 e 2 de agosto aconteceu o primeiro encontro do Oásis Lab Baía de Guanabara, na Casa Firjan e contamos com 80 atores representando 65 organizações multisetoriais. Durante dois dias tivemos a oportunidade de vivenciar ricas contribuições e trocas que emergiram de um grupo diverso, o que faz do Oásis Lab uma iniciativa sustentada por uma visão sistêmica, através do diálogo e sabedoria coletiva para impulsionar a mudança que queremos ver na Baía de Guanabara.

A partir de um entendimento conjunto sobre o contexto e desafios dessa região e boas conversas, chegamos ao final do encontro com 10 sugestões de projetos cocriados, olhando para o potencial das Soluções Baseadas na Natureza como instrumento de mudança. O objetivo é pilotar por três meses protótipos desses projetos que vêm surgindo a partir do Oásis Lab e, para isso, o Sense-Lab dá todo o suporte de mentoria e facilitação. No dia 2 de setembro, outro encontro da rede aconteceu, já com os grupos de trabalho aprofundando nos protótipos e montando a Teoria de Mudança dos projetos.

Até o final do ano muitas boas conversas acontecerão através de encontros presenciais da rede Oásis Lab, webinars, conexões e mentoria para ajudar os grupos a rodarem os protótipos e, depois de testarem, conseguirem potencializar os projetos e implementarem!

Estamos confiantes e ansiosos para ver os resultados em longo prazo. Acreditamos que unindo agentes multidisplinares e expertises diversas temos em mãos, além de uma riqueza de conhecimento, uma força e enorme potencial para promover a transformação que estamos nos propondo, através do Oásis Lab Baía de Guanabara.



183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page