top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Formação sobre atuação em rede - Tide Setubal


A Fundação Tide Setubal é uma organização que há mais de uma década vem atuando no fomento a iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população de periferias urbanas, na cidade de São Paulo. Por conta desse trabalho na ponta, que exige a articulação com diversos atores, a Tide Setubal se interessou em conhecer mais a fundo o conhecimento e experiência do Sense-Lab em Redes e Sistemas Multi-stakeholders.

Assim, em maio aplicamos uma oficina de um dia inteiro com um grupo diverso de aproximadamente 20 colaboradores da Fundação, no recém-inaugurado Galpão ZL, localizado no Jardim Lapenna, na Zona Leste de São Paulo. Este é um espaço criado pela Tide Setubal para apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo periférico local, contando inclusive com o oferecimento de um espaço de co-working gratuito para a população.

O Sense-Lab esteve representado pelo Lucas e Edu, que tiveram o prazer de levar para os participantes conceitos fundamentais de formação e trabalho em rede, desde definições de tipos de redes e proposta de valor, passando por governança, membros e papéis até alternativas para tomada de decisões.

Para que o conteúdo não fosse apenas expositivo, foram mesclados momentos teóricos com outros práticos para que os participantes pudessem discutir em grupos como trazer para o dia-a-dia os conceitos apresentados. Nessa construção coletiva abordou-se não apenas a viabilidade de aplicação nas iniciativas que a Fundação apoia, mas também se a própria organização deveria atuar de forma estruturada em uma grande rede, ou se o melhor caminho é trabalhar com parcerias individuais não tão formalizadas em formato de rede.

As interações do dia foram muito ricas, tanto com a equipe do Sense-Lab quanto entre os colegas de Tide Setubal. O grupo posicionou logo no começo do dia que não era expectativa sair dali sabendo tudo de redes ou mesmo com a formação de uma, mas o que se viu é que bons caminhos na incorporação dessa temática se desenham para a Fundação.



69 visualizações0 comentário
bottom of page