top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Um aprendizado que pode fazer você olhar o mundo com outros olhos. Turma 07 – BDC


Quem participa da nossa formação Business Design for Change sempre sai dizendo que nunca mais esquecerá o poder e os benefícios que os negócios de impacto social e ambiental podem fazer pela nossa sociedade. Em outubro encerramos mais um daqueles ciclos que o Sense-Lab tanto adora, que é partilhar e estar junto de novas pessoas para um mundo melhor.

Durante os meses de setembro e outubro uma turma composta por 14 pessoas muito especiais estiveram conosco para a jornada do Business Design for Change. Foram 8 encontros repletos de aprendizados, emoções, muita troca positiva e com vivências inesquecíveis. A turma 07 foi um grupo com muita diversidade, com pessoas com diferentes profissões, idades, experiências de vida e ideologias, mas todos alí tinham um objetivo em comum: tentar transformar o mundo em um lugar melhor.

Sempre buscamos acolher e receber todos que passam pela nossa casa com muito carinho e cuidado, e foi assim que a turma 07 foi recebida pelo time do Sense-Lab. Os primeiros dias sempre são uma fase de muito olhar e atenção, onde procuramos trazer atividades e dinâmicas onde o grupo possa se conhecer melhor e entender um pouquinho de cada um que está alí e que irá fazer parte dessa caminhada ao longo do curso. Além disso, é neste começo que trazemos a maior parte do conteúdo, para depois entrarmos na parte mão na massa e botar tudo que aprendemos em ação.

A primeira fase do BDC é formada por encontros onde refletimos muito sobre o campo de negócios de impacto socioambiental e inovação social, discutimos exemplos de organizações que já estão trabalhando com propósito, os desafios deste setor e a sua relevância para o mundo atual. Ao longo do curso apresentamos metodologias como a Teoria de Mudança, Teoria U, Design Thinking Canvas e o Modelo C, mesclando com atividades que desenvolvem a importância de exercitar o olhar, a empatia, a escuta ativa e outros aspectos da vida que nos ajudam a abrir uma nova percepção para vivenciar diferentes realidades.

Como toda boa edição do BDC, também realizamos um importante momento de imersão, que acontece no Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo, e é conduzida pelos nossos queridos parceiros do Projeto Viela. Foram momentos de muita emoção, troca cultural, quebra de preconceitos e abertura para novas reflexões. São em situações como essas que a maioria das pessoas percebem como a dinâmica do estilo de vida que estamos levando nos dias de hoje nos afasta da percepção de entender que todos somos partes dos problemas sociais e ambientais que estão ao nosso redor. E mais, estarmos próximos das realidades nos mostra muitos exemplos de força, resiliência, resistência e fé.

Ao decorrer do curso tentamos explorar questões que nos transformam em pessoas e profissionais com um olhar diferente para o mercado, para a sociedade e para o próximo. Pontos como ouvir sem julgar, praticar o silêncio ou desconstruir ideias e opiniões formadas do que é certo e do que é errado permeiam toda a jornada do Business Design for Change.

Após muitas discussões, reflexões e aprendizado de novos conceitos chega a grande hora de nossa turma criar os seus projetos e tentar colocar tudo isso em prática. Cada projeto é um universo diferente, composto por pessoas e ideias diferentes, contextos diferentes e soluções diferentes, e nunca existirá uma fórmula, uma receita pronta para resolvermos todos os problemas que queremos. Mas é exatamente aí que mora a beleza do caos, a riqueza do aprendizado está durante a caminhada. e dentro de cada um no fim das contas.

Esse foi só um pedacinho de tudo que vivemos durante a trajetória da sétima edição do BDC, se você ficou curioso para saber mais, só posso te falar uma coisa: venha fazer parte disso, porque nenhuma palavra deste texto consegue traduzir a experiencia que é poder fazer parte do mundo de possibilidades e expansão de pensamentos que o BDC pode oferecer.

Quer vir com a gente? Garanta sua vaga na oitava turma do Business Design for Change clicando aqui.


87 visualizações0 comentário
bottom of page