Mais uma missão cumprida e muitas sementes plantadas. No dia 02 de dezembro de 2019 foram apresentados os 7 projetos que surgiram a partir do Oásis Lab Baía de Guanabara, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tendo como executor técnico e mentor o Sense-Lab.
Olhando para contexto e desafios da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, o Oásis Lab foi proposto com o ideal de alavancar a inovação e redes amplas de colaboração para o desenvolvimento de projetos integrados com potencial de gerar mudanças sistêmicas. Isso, através de conversas, cocriação, redes de contatos e governanças novas entre os atores envolvidos. O objetivo foi identificar formas de conservação e recuperação das zonas naturais do território olhando para Soluções baseadas na Natureza, para fortalecer a segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha da região.
Ao longo da jornada, foram mapeados cerca de 169 atores com potencial contribuição para o Oásis Lab. Cerca de 80 representantes de 65 organizações multisetoriais passaram pelo Lab. No total, foram 4 encontros presenciais onde foram cocriados 7 projetos integrados com foco em Soluções baseadas na Natureza. As iniciativas receberam mentoria personalizada do Sense-Lab e foram acompanhadas por cerca de 4 meses até a estruturação dos projetos e seus respectivos pitches, que foram apresentados no dia 2 de dezembro.
O evento aconteceu na sede da Firjan e contou com uma banca para avaliar os pitches composta por Rafael Loyola – diretor científico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Marcio Beranger – diretor adjunto de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dibape) e Daniel Fleischer – Relações Institucionais da Braskem.
Os projetos foram apresentados por um integrante de cada grupo de trabalho, em um pitch de 4 minutos. Apesar do desafio de tempo e certo nervosismo, todos conseguiram expor suas iniciativas, receber o retorno da banca e, ao final do encontro, fazer novas conexões com potenciais parceiros que estavam no evento. Foi um momento muito rico de trocas e próximos passos para a rede que se formou e continua ganhando força com novas e boas conexões – Oásis Lab Baía de Guanabara.
Comments