Implementação de um Lab de Inovação Socioambiental na Baía de Guanabara (RJ)


O Sense-Lab, juntamente com a Fundação Grupo Boticário, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) lançaram no último dia 24/06 no Rio de Janeiro o Oásis Lab Baía de Guanabara, um ambiente de inovação voltado para conservação e recuperação do meio ambiente através de Soluções baseadas na Natureza (SbN)*.

O projeto, que terá duração de aproximadamente 5 meses, foi idealizado como um laboratório em formato de oficinas de inovação que busca engajar a maior diversidade de organizações para o desenvolvimento de iniciativas de cooperação que visam fortalecer a segurança hídrica e a resiliência costeiro marinha da região da Baía de Guanabara.

De acordo com o gestor ambiental e coordenador de Soluções baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário, Renato Atanazio, um dos principais avanços será fazer conexões entre atores que não costumam trabalhar lado a lado, por mais que o problema da falta de preservação ambiental seja comum a todos. “Com relação à segurança hídrica, por exemplo, falamos em infraestrutura cinza e verde. A cinza é a da engenharia, a que vemos com estações de tratamento e tubulações. Mas há um déficit de áreas naturais, a infraestrutura verde, para termos a qualidade e a produção de água necessárias para o abastecimento humano e industrial. Os dois tipos de infraestrutura precisam funcionar em conjunto”, afirmou Atanazio. “O Brasil não tem um problema de água, pois o país tem recursos hídricos. O problema é de governança”, completou. (trecho extraído da matéria de Jennifer Ann Thomas para a Veja em 20/06/19 – “Projeto terá setores público e privado na conservação da Baía de Guanabara”)

Olhando para o contexto e desafios da região, o Lab propõe alavancar a inovação e redes amplas de colaboração para o desenvolvimento de projetos integrados com potencial de gerar mudanças sistêmicas. Estamos muito felizes em aportar nesse projeto toda a nossa experiência no desenvolvimento e implementação de redes multiatores e ecossistemas de inovação socioambiental.

Acompanhe pelos nossos canais os avanços e resultados do Oásis Lab Baía de Guanabara, em breve mais notícias para vocês!

*Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações que intencionalmente conservam, aumentam e recuperam elementos dos sistemas naturais de forma a gerar inúmeros benefícios sociais e econômicos.

Yurik Ostroski

Pós-graduado em Marketing pela FAAP e em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, atuou por 10 anos nas áreas de Trade Marketing e Vendas de organizações como Diageo e Johnson&Johnson. Durante essa trajetória despertou o interesse por projetos de transformação social e criação de valor coletivo para uma sociedade melhor.​ Participou da formação prática em estruturação de negócios de impacto social da Artemisia, atuou como facilitador de jovens na Junior Achievement – Empreendedorismo para Transformar e já organizou diversas iniciativas na área de inovação e empreendedorismo social. É membro da comunidade de prática e processos cocriativos Art of Hosting e atua como professor convidado de Empreendedorismo Social no Insper. Guiado pelos propósitos de empoderamento humano e inovação social, hoje empreende o Sense-Lab e dedica-se à estruturação de negócios e facilitação de iniciativas com foco em Impacto positivo.


98 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​