top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Workshop Modelagem de Negócios de Impacto e Mecanismos de Receita


O Sense-Lab recebeu o convite para participar do 1º Encontro de Negócios de Impacto Socioambiental da UNISINOS, em Porto Alegre (RS).

O evento teve como proposta reunir os interessados em investimentos e negócios de impacto, apresentar possibilidades e informar àqueles que não tinham conhecimento sobre o tema. A agenda do encontro de três dias apostou em atividades diversas, como o Prêmio Roser (para novos negócios de impacto), oficinas sobre o Modelo de Negócios e Avaliação de Impacto, e espaços de fórum sobre temas de interesse do segmento. “Esperamos ter sensibilizado os participantes e também assinalado a perspectiva de continuidade do trabalho em direção à organização de um ecossistema de impacto no Rio Grande do Sul”, comenta Aurélia, que é membro da Rede de Professores do Programa Academia do ICE.

Hoje ainda existem grandes desafios que possibilitem que um negócio consiga intencionalmente gerar um impacto social ou ambiental positivo de forma financeiramente sustentável. Sense-Lab vem ao longo de 5 anos trabalhando com negócios de impacto, com um olhar bem atento para a constante dança entre o impacto e a sustentabilidade financeira.

Ao longo dos últimos anos participamos da elaboração do Modelo C, uma abordagem que valoriza e integra duas das ferramentas mais utilizadas na modelagem de negócios de impacto social, o Business Model Canvas e a Teoria da Mudança. E também desenvolvendo conteúdo sobre mecanismo de receita, que busca compreender a dinâmica com a qual a organização interage com seus clientes e públicos impactados para a geração de resultado financeiro.

O objetivo da oficina foi compartilhar com aproximadamente 50 pessoas o conhecimento adquirido nesses últimos anos, com o tempo disponível de 4 horas. Percebemos que é muito importante conseguir disseminar o conceito de Negócios de Impacto em diversas regiões do Brasil, mostrando que existem diversas possibilidades, ao mesmo tempo que há um caminho complexo e é preciso muita dedicação e vontade para atuar neste ecossistema.



39 visualizações0 comentário
bottom of page