Cocriação Guia de Mecanismos de Receita e Inovação em Modelos de Negócio de Impacto


No dia 23 de janeiro, recebemos no Sense-Lab um grupo de convidados para uma oficina de co-criação do projeto “Guia de Mecanismos de Receita e Inovação em Modelos de Negócio de Impacto”. Tal iniciativa é patrocinado pelo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), e se trata de um processo que busca identificar e sistematizar os principais mecanismos de receita – entendido nesse contexto como a dinâmica como a organização interage com seus clientes e beneficiários para a geração de resultado financeiro – e abordagens de inovação em modelos de negócios de impacto.

Estiveram presentes representantes de diversas organizações que atuam no campo de Negócio de Impacto, incluindo incubadoras, investidores, Academia e empreendedores, a saber: Bemtevi, Din4mo, Inovaparq, Mackenzie, Porto Digital, Solar Ear, Unisinos e Vox Capital.

Durante o encontro, os convidados tiveram a oportunidade de não apenas conhecer os diferentes mecanismos de receita identificados pelo Sense-Lab, mas também sugerir ajustes para tornar o conteúdo mais claro e, não menos importante, indicar casos de negócios de impacto brasileiros que representam cada um dos mecanismos.

Após essa rica troca de ideias da oficina, o Sense-Lab seguirá com as próximas etapas a fim de tornar esse trabalho uma publicação para o campo, de forma que esse material possa ser utilizado por diferentes públicos no fomento ao desenvolvimento de negócios mais estruturados, gerando, assim, impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente.

Eduardo Toshio

Graduado em Engenharia Civil pela Unicamp, com pós-graduação e mestrado na área ambiental pela Poli-USP, já teve experiências na Academia, empresa privada e fundação empresarial. Durante os 10 anos desde sua formação, atuou com consultoria em projetos na área de gestão ambiental, em especial com a ferramenta chamada Avaliação de Ciclo de Vida. Apesar de ter construído uma carreira estável e desejada por muitos, começou a se questionar se sua dedicação estava ligada aos seus propósitos. Ao entender que a resposta era não, decidiu buscar respostas para essa inquietação. Felizmente, não demorou muito para o campo de inovação e empreendedorismo social aparecer em seu caminho. A partir daí, fez alguns cursos online e depois passou por uma vivência presencial transformadora, no curso Business Design for Change, oferecido pelo Sense-Lab. Meses depois, decidiu se juntar a essa equipe com o sonho de contribuir para a melhoria de vida das comunidades de baixa renda. Ama jogar tênis e não recusa passar um bom tempo com amigos.


78 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​