top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Modelagem de Negócios de Impacto - Pato de Minas (MG)


Em Agosto o Sense-Lab esteve presente no município de Pato de Minas (MG) a convite do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), para compartilhar os aprendizados do Modelo C, uma abordagem construída no apoio aos Negócios de Impacto, baseada em unificar o Modelo de Negócio e a Teoria da Mudança. O workshop realizado pelo Sense-Lab era parte do evento "Fórum de Finanças Sociais: Angels Summit", organizado pela Farol Incubadora em parceria com a Universidade de Patos de Minas (UNIPAM).

O evento Angels Summit, teve como principal foco fomentar o empreendedorismo social em Patos de Minas e região por meio de ações de sensibilização e capacitação, como palestras, workshops e oficinas. O campo de Negócios de Impacto tem crescido e se estruturado como um modelo alternativo que alia a solução de questões sociais e ambientais com a sustentabilidade financeira. Apesar da crescente difusão deste conceito, professores, alunos, comunidade empresarial e a sociedade do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro tem pouca oportunidade de aprendizados sobre a temática.

O assunto chama a atenção e desperta o interesse de diversas pessoas por trazer uma possibilidade diferente de trabalhar com negócios, uma que consegue aliar sustentabilidade financeira e impacto social ou ambiental positivo. Ao longo dos últimos anos, o Sense-Lab tem estudado as diferentes estratégias e inovações que viabilizam a articulação entre clientes e beneficiários, impacto e modelo de receitas, e teve o prazer de compartilhar todos os aprendizados.

Durante o último dia do evento o Sense-Lab teve a oportunidade de trabalhar durante 4 horas a metodologia com professores, alunos e a comunidade empresarial. Os conceitos do Modelo C vêm de uma abordagem aprofundada através de um projeto em parceria com a Move Social, a Fundação Grupo Boticário e o Instituto de Cidadania Empresarial, com foco em desenvolver um modelo com potencial de modelar negócios de impacto de forma integrada, articulando sua tese de mudança e seu modelo de negócios.

O trabalho da Farol Incubadora e a UNIPAM é extremamente importante para conseguir disseminar cada vez mais o campo de Negócios de Impacto pelo Brasil, com toda a energia colocada no evento conseguimos ver o quanto as organizações estão acreditando e promovendo esse novo olhar para se fazer negócios, que vá muito além de gerar lucro e que foca no seu propósito em gerar impacto social ou ambiental positivo.


32 visualizações0 comentário
bottom of page