top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Reunião da rede Save Food para tratar do tema desperdício de alimentos


No dia 24 de abril aconteceu a 1ª reunião da rede Save Food Brasil (SFB) sobre o tema “Ações sustentáveis para reduzir as perdas e o desperdício de alimentos no varejo”, e o Sense-Lab foi convidado para facilitar o encontro que contou com a presença de 34 representantes do varejo, entre algumas associações, empresas e sociedade civil, e aconteceu no Instituto Carrefour, em São Paulo. A proposta dessa primeira reunião foi promover um início de discussão, em grupo, sobre o assunto que é de interesse de todos e muito importante para o setor.

A Save Food Brasil é uma rede brasileira conectada ao movimento Save Food Internacional em prol da redução de perdas e desperdício de alimentos no mundo. No Brasil, a iniciativa foi lançada oficialmente em 2016.

Para que todos pudessem interagir e convergir sobre o tema em questão, o Sense-Lab realizou um "world café" (metodologia participativa com capacidade de trabalhar a diversidade e complexidade no grupo, fazendo emergir a inteligência coletiva) com os participantes. A proposta foi formar grupos menores pela eficiência e qualidade da discussão e ajudar os participantes a convergirem as ideias. Poder interagir em pequenos grupos, com diferentes e diversos colegas do setor não só aproximou os representantes do varejo, como os mesmos puderam identificar e dividir dificuldades semelhantes que enfrentam no dia a dia de trabalho.

O sentimento de valor da rede e os benefícios de um esforço e trabalho coletivo animaram os participantes que chegaram ao final da reunião positivos e abertos para estabelecer ações de curto prazo e próximos passos.

Essa era a proposta desse primeiro encontro – que as discussões realizadas em grupo gerassem troca de experiências entre o setor e a oportunidade de atuarem como rede nessa temática, estabelecendo ações mínimas para começarem a caminhar juntos. Afinal, perdas e desperdício de alimento, além de ser uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é um assunto extremamente importante, não só para o setor varejista, como de conscientização do consumidor e poder público em geral. Precisamos falar disso!

 

Maria Carolina

A graduação em jornalismo rendeu uma estreia e tanto para Carol, que depois de formada conseguiu um estágio na sucursal da TV Globo de Londres. De volta ao Brasil, fez uma longa carreira na editora Abril, onde teve a oportunidade de trabalhar em diversas revistas, como Veja, Claudia, Bons Fluidos, Men’s Health, Estilo, Nova, Boa Forma entre outras. Mas foi sua paixão por pessoas e pela África que a levou a fazer pós-graduação em Gestão Social e especialização no Continente Africano, além de mergulhar nesse mundo através de voluntariados e viagens nada convencionais, como uma temporada na Libéria, por exemplo. O espírito livre, aventureiro e curioso levou Carol a explorar o mundo, outra grande paixão - viagens e diferentes culturas. Depois de passar por uma multinacional cuidando de projetos sociais, no Brasil e em Dubai, ela optou por focar toda a experiência profissional e multicultural, sua energia, paixão pelo próximo e gratidão pela vida, em negócios que façam a diferença nas diversas questões socioambientais que enfrentamos mundo afora.


250 visualizações0 comentário
bottom of page