top of page

Publicações  |  Biblioteca e Recursos

Sense-Lab é convidado para mediar o II Fórum da Cadeia de Pescado Carrefour Brasil


Você sabe o caminho que percorre o peixe que chega ao seu prato? Conheça a iniciativa do Carrefour para levar boas práticas ao manejo e preservação da cadeia de pescado

A rede francesa de hipermercados Carrefour convidou o Sense-lab para mediar o II Fórum da Cadeia de Pescado, que aconteceu no dia 25 de julho em São Paulo e reuniu cerca de 52 representantes de empresas fornecedoras, instituições, equipe Carrefour e da Aliança Brasileira pela Pesca Sustentável. O encontro foi realizado no Espaço Fit Eventos, em São Paulo, com o objetivo de discutir os desafios da cadeia do pescado no Brasil, na busca por soluções conjuntas de sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Em uma parceria com a Seafood Watch e a Paiche, o Carrefour tem por objetivo a preservação das espécies e sustentabilidade da atividade pesqueira, usando como base três pilares: diagnóstico de recomendação de consumo de pescado, acompanhamento e suporte aos fornecedores, comunicação e conscientização de stakeholders.

A cadeia do pescado é considerada uma das mais críticas do país devido seus potenciais riscos ambientais e sociais em vários elos de sua operação. Estamos exaurindo os recursos naturais e os intensivos métodos de produção já atingiram seus limites. O varejo, como um elo importante dentro dessa cadeia e como uma ponte direta entre o cliente, tem o papel de fazer o engajamento entre todos os players deste mercado até que o produto chegue na gôndola. Percebendo e entendendo a enorme relevância desse cenário, o Grupo Carrefour estabeleceu para si uma ambição global: permitir que seus clientes consumam melhor, tornando-se o líder mundial da transição alimentar, do ponto de vista sustentável e econômico. E foi dentro deste fórum que muitas dessas questões foram discutidas, muitos pontos de atenção foram levantados, desafios foram mapeados e ideias começaram a sair do papel.

A agenda do encontro foi dividida em dois momentos: apresentações pela manhã e atividade à tarde. Os convidados mostraram diferentes cenários da cadeia do pescado, apresentaram modelos e casos de sucesso. Essas reflexões serviram de aquecimento para o início de uma discussão em grupos sobre como é possível colaborar e construir iniciativas com foco em tratar os diversos desafios em torno do tema.

O resultado dessa discussão trouxe para o visível os temas que precisam ser tratados com maior urgência e uma visão mais macro dos desafios dos diferentes setores relacionados a cadeia do pescado, colocados a partir da perspectiva dos fornecedores, instituições e atores do setor. Insumos muito ricos emergiram durante as interações em grupo para ajudar o Carrefour, em parceria com a Seafood Watch e a Paiche, a dar os próximos passos em prol do seu objetivo maior – dispor da maior gama de produtos de pesca sustentável.

Este foi mais um dia enriquecedor para adicionarmos em nossa agenda. Para o Sense-lab, foi uma honra e orgulho poder participar de um encontro com discussões tão relevantes e que contribuem para o desenvolvimento consciente do nosso país. Acreditamos que o caminho ainda é longo e árduo, mas estarmos próximos de empresas e pessoas que estão dispostas a contribuir com isso - assim como nós estamos - é o começo de toda essa transformação.



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page