• Lucas Harada

SENSE-LAB É CONVIDADO PELO SEBRAE PARA CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DO ECOSSISTEMA DE IMPACTO NO ES


No último mês de junho o Sebrae-RN, como parte de seu projeto de desenvolvimento do ecossistema de negócios de impacto social no estado, sediou em Natal uma formação sobre a temática de impacto para seus funcionários e consultores. A formação, que foi desenhada e conduzida pelo Sense-Lab, buscou de forma vivencial e prática abordar as principais formas de operar, desenvolver e apoiar negócios de impacto social.

Durante quatro dias a formação contou com a presença de aproximadamente 30 participantes, entre eles consultores dos escritórios regionais do Sebrae no estado e membros do comitê de negócios de impacto social do escritório central de Natal. Foram promovidas discussões de conceitos, análises de casos, aprofundamento do ecossistema nacional de impacto, além da apresentação de ferramentas e metodologias de desenvolvimento de negócios, tudo com o intuito de sensibilizar o grupo para a temática de negócios de impacto e capacitá-los para atuação em projetos voltados para este campo.

A formação teve como base um exercício prático de cocriação de um modelo de negócio de impacto social. Cada grupo de trabalho foi estimulado a estruturar, uma a uma, as dimensões do negócio seguindo uma abordagem que integra dois importantes processos na construção de negócios de impacto, a Teoria de Mudança e a modelagem de negócios. Essa abordagem, denominada Modelo C, é composta por uma ferramenta de execução prática e uma sequência de perguntas guia, e tem como objetivo contribuir com o surgimento de negócios de impacto mais sustentáveis e efetivos em sua capacidade de transformação da sociedade.

Foram dias de muitas trocas e intenso aprendizado, uma oportunidade ímpar de reunir experientes consultores e promover a construção de soluções inovadoras para os desafios sociais e ambientais do Rio Grande do Norte. De volta as suas rotinas diárias os participantes levam consigo ferramentas e metodologias para identificar e fortalecer negócios com potencial de impacto social positivo em suas regiões, ampliando a participação dos pequenos negócios neste setor.

Nos últimos quatro anos o Sebrae Nacional tem incentivado o desenvolvimento de negócios de impacto social a fim de ampliar a contribuição do Sistema Sebrae ao fomento de soluções inovadoras em problemas sociais e ambientais complexos.

Assim como em alguns outros estados e em nível nacional, o SEBRAE do Rio Grande do Norte vem se envolvendo de forma consistente na temática de negócios de impacto social (NIS). Com uma agenda bem consolidada, vem desenvolvendo atividades para fomentar e alavancar o ecossistema na região, como por exemplo a criação de editais de pré-aceleração, aceleração e incubação de negócios impacto, o mapeamento de iniciativas regionais e o treinamento de suas principais lideranças.

Estimular uma inovação consciente nos negócios pautada pela intencionalidade do impacto socioambiental positivo de seus líderes é um dos propósitos do Sense-Lab. Seguimos sabendo que temos muito a caminhar, mas animados por ver cada vez mais iniciativas concretas a favor de uma sociedade e uma economia mais sustentáveis e equilibradas.


  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • RSS - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

info@sense-lab.com​